segunda-feira, 12 de maio de 2008

Sonobe

O modulo Sonobe, criado por Mitsunobu Sonobe é um dos mais tradicionais e simples módulos do origami que tem um apelo matemático muito grande, com ele podemos construir desde o simples cubo até o icosaedro estrelado, passando pelo cubo soma, entre outros.
No ensino de geometria, o uso desses poliedros pode ser de várias formas, desde o uso para o ensino de geometria plana, até geometria espacial de posição e métrica.
Pra mim ele é um dos mais fantásticos e simples módulos de origami, existem hoje vários módulos que se baseiam no formato do sonobe, como por exemplo o nishiki, o blutenball e o os floral globes da Tomoko Fuse.
Então vamos ao que interessa, alguns exemplos do que podemos fazer com o sonobe tradicional:
Aí estão um cubo, um prisma de base quadrada e o icosaedro estrelado

Esse é um cubo soma...

Um quebra cabeça criado por um alemão que além de desenvolver a inteligência espacial, pra usar ele pra trabalhar geometria descritiva além de geometria espacial
aí estão as peças misturadas e depois elas montadas... ainda tem um outro projeto que eu fiz só que ainda não tive como tirar foto que pode ser usado para demonstrar os produtos notáveis (a+b) ao quadrado e ao cubo


Estou pretendendo postar quase todo dia, se interessar o diagrama é só pedir que eu mando ok?

Deixem um recado dizendo o que acharam do post e do blog ok??

um abraço

sábado, 3 de maio de 2008

Lançamento do blog origami & matemática

Oi pessoal
estou muito feliz em abrir esse blog.
Já há algum tempo eu queria fazer isso, mas eu ficava meio receoso por vários motivos. Mas hoje resolvi fazê-lo.
Espero poder contar com a ajuda de todo mundo que puder, quem quiser entrar em contato, dar dicas sugestões, fiquem a vontade esse blog é nosso.
O que eu espero com esse blog é poder divulgar sempre o uso do origami em suas diversas áreas dando enfase na matemática e no ensino de matemática. Mas quem tiver algo em outra área fique a vontade pra sugerir que eu acho sempre muito interessante.
Pois é.. como acabei de criar ainda não me familiarizei com tudo por aqui, mas não se preocupem, logo teremos mais...
Um abraço dobrado n vezes