sábado, 31 de janeiro de 2009

Cubos (Minha coleção)

Olá,

estou passando hoje para apresentá-los a minha coleção de cubos...

Tem cubos de Mukerji, Kasahara, Bennet Ernstein, Mitsunobu Sonobe, entre outros cujos autores eu não lembro agora ou não conheço. Além disso fiz um cubo soma e um cubo formado por outros paralelepídedos que servem para demonstrar o produto notável (a+b)3 ( elevado ao cubo).






Esses são alguns dos meus cubos (coleção incompleta...)


Com relação aos cubos... eu tenho algumas sugestões de como utilizá-los em sala de aula (como sempre né? ehhehehehe) Pois é... então...

Eles podem ser usados em sala de aula de várias formas. Podem ser levados prontos pelo professor pra que os alunos explorem volume, área da parte colorida... conservação do volume, trabalhar com os elementos dos poliedros, ou simplesmente do cubo.

No entanto, eu acredito que a forma que mais tende a motivar os alunos é fazê-los montar (em pequenos grupos) ou quem sabe até criar um cubo de origami e depois em convidá-los a explorar aquilo que foi aprendido com a montagem.

Se alguém quiser eu tenho o diagrama de alguns e posso mandar por email eh só pedir ok?
um abraço

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Prêmio Dardos

Alô, td bem?

Estou aqui para falar de mais um prêmio...

Recebi o selo Dardos da Isa Klein, o que pra mim é um grande privilégio pois adoro o seu trabalho. Além disso, fico muito feliz pois, apesar de meu blog ter quase um ano, mas só está ativo há pouco mais de 4 meses e esse já é o segundo prêmio que recebo.


Descobri no Blog da Cili que:


"Com o Prêmio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc, que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à web."

E a regra é indica 15 Blogs, e como eu sou um "rato de blog" essa tarefá é meio complicada.. hehehhehehe

Mas vamos lá...

3. Cáu
12. Bilzen
15. E... voltando pra Isa Klein
Obrigado Isa...
até mais

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Comunicar é importante...

Olá blogueiros, visitantes e colaboradores,
Hoje eu vim falar de algo que eu já falei uma vez mas eu não tenho sentido tanto retorno...
É com relação a comunicação...
Não sei se vocês perceberam mas na barra à Direita tem um quadro chamado Free Traffic e lá qualquer pessoa pode algumas informações sobre as pessoas que estão visitando o blog como a cidade, o país, qual o site de onde a pessoa veio e depois por qual site ela saiu. Por exemplo quando eu entro no blog depois de clicar em um link no orkut ou se entro quando pesquiso algo no google.
Inclusive no google as pessoas tem procurado por vários temas aos quais eu abordo no blog como o uso de origami em aulas de matemáticas ou em algo de psicologia, aí vão alguns temas que as pessoas tem procurado no google e encontram o meu blog:
modelos de origami na geometria.
salinha de fisica e matematica tomás <-- (esse eu acho que estava procurando por mim, pois era de manaus, hehehehe)
trabalhando conceitos matemáticos utilizando o origami
aprenda origami cubo
psicologia
educaçao matematica com oficinas sobre atividades lúdicas
Esses são alguns temas procurados, mas eu não tenho recebido muito feedback se as pessoas que tem procurado essas coisas estão saindo satisfeitas com a informação que encontram ou se esperavam alguma outra coisa...
Então, como eu gostei a promoção do Norberto Kawakami, estou pensando em fazer algum tipo de promoção de papel para incentivar essa comunicação..
Estou pensando e possivelmente em breve eu faça aqui uma promoção dessa... o que vocês acham? Quem gostaria de ganhar papel de origami???? hehehehe
O que vocês acham?

Quero saber a opinião de vocês...
Abraços

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Resenha para a promoção do Blog Transformando Papel em Arte

Hi there,
hoje o post tem o objetivo de participar da promoção do blog do Norberto Kawakami. Para isso devo fazer uma resenha do blog, incluindo uma citação de um post que eu gosto, depois um que eu não gostei e finalizar falando sobre o que espero mais do Blog. Então Vamos Lá...

O Blog Transformando Arte em Papel, do Norberto Kawakami, é daquele tipo de blog que depois que você entra a primeira vez, já salva nos favoritos e quase todo dia entra pra ver se tem algum post novo. Norberto se utiliza do Blog como uma forma de dividir com as pessoas aquilo que ele aprendeu e que aprende a cada dia sobre origami.

Escolher um post preferido é bem difícil, por isso escolhi 2, ambos puxando pra minha sardinha é lógico(hehehhe)... Um é o post Origami e Matemática que fala sobre os axiomas de Huzita Hatori, que são uma espécie de geometria do origami, porque quando a gente compara a geometria euclidiana com esses axiomas percebe que são completamente análogos.

O outro foi um bem simples que é o da divisão do papel em quantas partes se quiser entitulado Como dividir o lado do quadrado II, que eu achei muito interessante, pois é baseado nas técnicas de desenho geométrico.

Post que eu não gostei? Não posso dizer isso, mas eu acho que simplesmente nossas opiniões não são as mesmas, sobre o que origami, o seu posicionamento é quase voltado para o tradicionalismo e no ortodoxismo do origami, pois eu acho que quanto mais coisa agregamos ao origami, a arte só tem a ganhar. Mas cada um tem sua opinião e devemos respeitá-las: Origami e Informação
Esse é um blog que eu recomendo..
um abraço

"Esta resenha participa da promoção Sorteio Origami 2009 do blog Origami: Tranformando Papel em Arte."

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Selo "Al Blog Amigable"

Geeeente,
Estou muito feliz!!!!!
Eu recebi hoje o selo "Al Blog Amigable" da Catarina...
É o primeiro desses selos que eu recebo e logo de uma pessoa tão especial como a Catarina que chegou a ver um livro de origami e matemática e logo lembrou de mim... Obrigado Catarina. E em sua homenagem estou postando a imagem de um kusudama que fiz essa semana que até então era um grande desafio, o Arabesque.

Ahh.. pelo que eu entendi a regra da parada é a seguinte: temos que indicar o selo para 5 outros blogs então aí vão:

1. ao Blog da minha amiga do Origami Manaus Cáu do pano e papel;
2. ao Blog da Angelina que eu acho que foi um dos blogs que me inspirou a fazer um pra mim;
3. O blog creative forever da Albertina
4. um que eu não sei nem de quem é mas antes de ontem vi pela primeira vez e já gostei muito: A Origamista
5. Eu sei que ele não tem um blog, mas eu vou indicá-lo poisadmiro muito ele e o seu trabalho: O Leroy

abraços
Até mais

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Cubo que vira estrela - Double Star Flexicube

Ooooi,
como vão vocês?
o que eu vim hoje mostrar pra vocês foi um origami que eu fiz tá?
Nada de uso em sala de aula, nem de uso terapeutico, só fiquei tão feliz por ter feito ele que resolvi mostrar pra vocês... Eu dei para a minha amiga Priscila de aniversário... =)

É o Double Star Flexicube do David Brill, aprendi a fazer nesse vídeo e só depois descobri que tenho o diagrama no livro Origami Brilhante.


O mais interessante foi que eu fiz essa peça no sábado e na noite de sexta pra sábado eu tive um sonho...
Que sonho foi esse?
Eu sonhei que eu estava olhando o classificado do jornal, na parte de cursos que eu sempre olho.. e encontrei um anúncio...


Nesse anúncio dizia que David Brill(justamente o autor dessa peça) estaria em Manaus dando um workshop e eu começava a ligar pra todos do Origami Manaus...

Mas aí quando acordei pensei: "Ah, pra que vou querer o David Brill Aqui se ele só faz coisa difícil??? eu nunca nem fiz uma peça dele que pudesse mostrar..."

E no final do sábado a noite encontrei o vídeo-diagrama e fiquei fascinado pela peça e disse que só poderia dormir depois de terminá-la e foi o que fiz...

Agora pergunto: desejos conscientes, incoscientes ou simplesmente coincidência?

Abraços

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Urashima Taro 2 e tamatebako

Continuando a história do Urashima Taro...
"Três anos se passaram...
Um dia Urashima Taro percebeu uma sala que ele nunca tinha percebido, nem entrado dela e perguntou o que havia nela e a princesa repondeu:
- Daquela sala você pode ver o mundo na terra, venha comigo e lhe mostrarei.
Ele entrou, viu sua aldeia e começou a sentir saudades de sua mãe, disse então à princesa:
- Preciso voltar para casa...
A princesa ficou triste mas aceitou. mas antes que ele fosse embora ela lhe entregou uma caixa (a tamatebako) dizendo que não deveria abrir jamais a caixa que ele teria uma vida feliz e afortunada.
Então ele pegou a tamatebako, despediu-se de todos e montou na tartaruga que o levou de volta.
Ao chegar à aldeia percebeu que estava tudo diferente, nada estava como antes, então chegou próximo a um velho senhor e perguntou se ele conhecia a casa de um pescador chamado Urashima Taro no que ele respondeu:
- Urashima Taro? Meu avô quando era jovem ouviu falar de um pescador chamado Urashima Taro, mas ele resolveu ir até o palácio do mar e nunca mais voltou. sua mãe esperou muitos anos pelo filho até que morreu, mas isso aconteceu há 300 anos tornando-se uma lenda dessa cidade.
Sentindo-se triste, resolveu abrir a tamatebako e de repende uma fumaça branca saiu da caixa e ele se tornou um velhinho de cabelos brancos.
O tempo passado estava trancado na caixa de forma que, quando a caixa foi aberta, ele foi liberado, fazendo com que ele tivesse sua idade real"


Essa história é semelhante a algumas histórias ocidentais tais como a caixa de pandora e a história de Rip Van Winkle.
Eu essa história a partir do livro Extreme Origami do Kunihiko Kasahara e da revista Origami especial em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa.

E foi desse mesmo livro que eu encontrei o diagrama da tamatebako.
Esse é um origami modular fantástico, pois é uma caixa em formato cubico que abre por qualquer um dos lados. E pelo fato de ser um cubo pode-se explorar em sala de aula tudo o que está relacionado a este.
Se alguém quiser o diagrama da caixa é só me pedir que eu mando, e se alguém tiver mais histórias como essa(relacionada ou não ao origami), eu agredeceria se me mandasse porque eu adoro esse tipo de história.
Ah... e tem um vídeo de uma propaganda da varig que reconta essa história como se a tartaruga tivesse levado o Urashima Taro para um paraíso e esse paraíso é o Brasil. Essa propaganda é muito legal quem quiser ver é só clicar aqui (ainda não sei postar um vídeo do you tube pra ser visto no blog)

Espero que tenham gostado... um abraço

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Urashima Taro 1

Olá,
trazendo hoje mais uma lenda japonesa que inclui o origami.
Lembrando que eu sou defensor de se utilizar destas histórias como introdução do origami em sala de aula. Elas são tão legais que se tornam fator motivador tanto para as aulas quanto para dobrar os origamis.
A lenda que vou contar é a do Urashima Taro:
"Era uma vez um pescador chamado Urashima Taro, jovem rapaz que vivia com sua mãe já idosa.
Certo dia em que o mar não estava propício para a pesca, ele se sentou em uma pedra e ficou observando o mar. Até que em um momento viu três garotos maltratando uma tartaruga e ao ver isso deu um grito e espantou os garotos. Posteriormente foi até lá e pegou a tartaruga levando-a para o mar.
No dia seguinte o mar estava novamente do mesmo jeito não possibilitando a Urashima Taro sair para pescar. Dessa forma ele fez o mesmo que no dia anterior e ficou a observar o mar sentado em uma pedra. Até que uma imensa tartaruga apareceu na beira da praia e lhe disse:
- Ontem você salvou a vida de uma princesa e como recompensa gostaria de te levar a conhecer o palácio que existe no fundo do mar.
Ele ficou super feliz e aceitou. Assim, foi levado pela grande tartaruga até um palácio feito de ouro e prata e na frente estava uma princesa acompanhada de suas damas de honra e assim ela falou:
- Tive curiosidade em saber como era a vida na terra, então me transformei em uma tartaruga e você me salvou dos maltratos daqueles três garotos. Seja bem vindo ao meu reino. Entre há um banquete à sua espera.
Então Urashima Taro comeu, bebeu, apreciou a música e dançou esquecendo-se assim de sua vida na terra e de sua mãe que havia deixado em casa. Três anos se passaram..."
Continua amanhã....

sábado, 10 de janeiro de 2009

Ai ai... que saudade da Europa...

Olá pessoal,
Há 365 dias atrás eu estava em Roma na Itália comendo um nhoque ai formaggio e passeando pela piazza navona e campo dei fiori.
Esses dias eu tenho pensado muito na viagem que fiz ano passado à Europa. Queria muito poder rever alguns lugares, e conhecer outros que não pude, quem sabe um dia.
Essa viagem foi presente de 15 anos da minha irmã e eu fui o acompanhante guia né? Já que ela não fala nenhuma lingua. Hehehehehe.
Passamos por Portugal, Espanha, Itália, França e Inglaterra.
Foi a viagem dos sonhos e eu escrevi um diário 118 páginas que eu to digitando e descrevendo mais detalhadamente. Não me arrependo de nada, só fico triste em pensar que eu perdi umas 500 fotos, onde estão todas de Romas, e Madri e as mais importantes de Paris como a do Louvre e do Arco do Triunfo. Mas pra quem quiser ai estão algumas fotos, das que sobraram:


Torre de Belém em Lisboa - a fotógrafa não é muito boa, quando tirei a foto dela saiu a torre inteira, mas o contrário não é verdadeiro.

Moi en Notre Dame Cathédrale



Uma visão da torre eiffel diferente... hehehehe


me, in the Big Bang Watch


Divã do Freud. Sim, sim, o pai da psicanálise.


Se alguém quiser ver o resto é só me fazer uma visita aqui em casa que eu mostro, só fiquei muito triste porque perdi aquelas fotos que já falei, mas td bem, não vou ficar "chorando sob o leite derramado".
Abraços

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O origami e a vida!!!

Olá,
hoje a minha intenção era fazer mostrar uma peça que enviei para uma pessoa muito especial, que eu quero muito bem, só que terminei de fazê-la de ontem pra hoje quase duas da manhã e não tinha uma máquina pra tirar foto. Para minha prima Jacy (Jajá para os íntimos) e o mais novo membro da nossa grande família João Pedro que passaram por algumas dificuldades mas enfrentaram de frente e superaram todas.
Já! espero que tu tenhas gostado viu e como não tenho como mostrar a foto, vou copiar uma história que peguei emprestada de minha amiga Albertina do blog Creative Way.
Aí está ela:
"Nas minhas andanças pelo mundo, encontrei certa vez, sentado num banco de uma praça de uma cidade cujo nome não me lembro, um velho sábio.
Sentei-me ao seu lado para pedir um conselho que só os sábios podem transmitir.
_Velho sábio, eu queria saber qual é o sentido da vida. Perguntei ansioso.
_Fazes uma pergunta que só tu podes responder. Disse.
_Como assim?
O sábio não me respondeu, em vez disso retirou de seu alforje duas folhas em branco, deu-me uma folha e começou a dobrar a outra.
_Conheces o origami?
_Sim, disse eu, é uma técnica oriental que consiste em dobrar uma folha até que esta se torne uma figura.
_Exatamente. É uma técnica milenar. Depois de um momento de pausa disse: _Sabes, o sentido da tua vida é como esta folha em branco.
_O quê? Realmente não entendi aquela parábola.
_E continuou : cabe a ti escolheres que figura fazer. Cada dobra é uma decisão que tomas e tu escolhes se no final esta folha virará um pássaro, um barco ou um coelho. "A vida é como uma folha em branco, e és tu que escolhes que sentido dar para a mesma."Naquele momento comecei a entender as suas sábias palavras.
_Cada dobra deve ser feita com cuidado, pois se dobras errado a folha ficará marcada. Mesmo voltando atrás e voltando a dobrar certo, a marca já está feita... continuou. E mais, somente aqueles que ousam fazer as mais arriscadas dobras conseguem os mais interessantes resultados. Naquele instante o sábio mostrou-me um coelho feito com a folha em branco.
Então naquela manhã sentada ao lado do velho sábio, fiquei dobrando uma folha em branco até que um pássaro surgiu das dobras que fiz. E eram sábias as palavras daquele velho homem."
(Autor desconhecido) - se alguém souber o autor por favor me diga que ficarei muito feliz em poder colocar o nome aqui.
Essa história me lembrou alguns pensamentos que tive há algum tempo sobre o origami. Podemos fazer uma analogia do origami com a vida, pois cada vinco depois de feito não tem como ser desfeito e as ações das pessoas são comos os vincos depois de feitos não tem como serem desfeitos e elas devem arcar com as consequências, sejam elas boas ou ruins.
Espero que tenham gostado,
Muito beijos para a Jajá e o João Pedro.
Daniel Thomás

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Feliz Ano Novo!!!

Olá Ano de 2009, td bem?
Prazer em conhecê-lo
estavamos todos esperando muito por você sabia?
Esse ano que acabou de ir embora levou consigo muitas satisfações, alegrias, realizações, mas também algumas coisas ruins. Ainda não sei se é uma pena ele ter ido embora ou não, talvez sim porque algumas coisas já não poderiam mais ser realizados nele.

Eu não sei se você vai deixar, mas eu fiz alguns planos pra você, talvez seja muita pretenção ter feitos planos pra alguém que acabei de conhecer, mas espero que entenda que a expectativa é muito grande, posso te contar alguns? São eles:

  1. Estudar Francês;
  2. Tentar aprender alguma coisa sobre piano;
  3. "Queimar" algumas etapas na faculdade de psicologia;
  4. Trabalhar muito pra ganhar bastante dinheiro;
  5. Talvez viajar pra São Paulo(esse não é um plano muito certo);
  6. Começar a planejar e juntar dinheiro pra ir em 2010 para o X ENEM em salvador e para o EPEM em BH;
  7. E não poderia faltar dobrar, dobrar e dobrar (coisas novas, velhas, bonitas, diferentes e mais difíceis);
  8. Outros.

Pois é 2009, espero que você também tenha planos pra mim do mesmo jeito que eu tenho pra você, mas por favor seja bonzinho, traga mais coisas boas do que ruins ok?

Um abraço

A todos desejo um Feliz 2009 cheio de realizações e felicidades e alguns poucos probleminhas pq sem eles os dois primeiros não tem muito sabor. Abraços