sábado, 28 de fevereiro de 2009

Métodos de ensino e as reações à eles

Olá,
Andando pelos blogs eu encontrei uma reportagem no blog mais matemática sobre o algoritmo da divisão. Mais interessante que a observação acerca da divisão é o comentário sobre a questão dos pais dos alunos que ,muitas vezes, por não entenderem o fato de os seus filhos não estarem resolvendo a divisão pela forma tradicional. talvez até mais que a própria questão da divisão. E isso não se dá somente com pais. Alunos adolescentes e adultos muitas vezes não entendem o porquê da utilização de um determinado método de ensino e julgam o professor como um professor ruim, incompetente e enrolão.

Eu lembrei imediatamente de um comentário do Carl Rogers (pai da psicologia humanista) sobre as aulas que ele dava. Ele sempre entregava para os alunos o que chamava de folhas de reação, onde os alunos escreviam aquilo que eles estavam achando das aulas e dos métodos empregados nela e ele recebeu em uma mesma semana dois comentários. Eram eles:

1 - "Sinto uma repulsa indefinível pelo ambiente da aula".
2 - "O método empregado nas aulas parece-me melhor, o mais fecundo e científico. Mas para pessoas como nós que suportamos há muito, muito tempo, o estilo magistral, o método autoritário, esse novo processo é incompreensível. Pessoas como nós, estamos acostumados a ouvir o professor, tomar notas passivamente e decorar a bibliografia indicada para o exame. Não é preciso dizer que é preciso muito tempo para nos desembaraçarmos dos nossos hábitos, mesmo se são infecundos e estéreis"

Lembro bem quando ouvi uma colega falar de um determinado professor, dizendo que a aula do mesmo era muito boa e ele sabia muito.
Quando assisti à uma aula dele, vi que sua aula não tinha nada demais, simplesmente ele passava o conteúdo pelo metodo tradicional.
Mas o que isso tudo tem a ver com o origami e/ou a matemática???
Pois é... ao utilizarmos um jogo, um material ou até mesmo o origami em sala de aula pra ensinar um conteúdo de matemática pode acontecer de um pai, um orientador educacional ou até mesmo o estudante ache que não estamos querendo fazer nosso trabalho de ensinar. Por esse motivo eu, toda vez que falo para professores, sugiro que eles façam um planejamento da aula e tenham ele em mãos na hora que alguém resolva vir questionar sobre seu método. Em breve eu faço um exemplo de planejamento para vocês ok???
Ahh.. pra não falar que não coloquei nenhum origami estou deixando pra vcs um floral globe modificado tá??

abraços

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Criei um Kusudama

Olá, olá, olá!
Estou aqui pra contar uma novidade...
Essa semana eu decidi que ia fazer o Kusudama do livro de Espirais da Tomoko Fuse e várias vezes eu cortava errado o papel e ia descartando, acabou que uma vez dessas eu resolvi dobrar algo... com os restos, ai comecei a dobrar, amassar jogar fora e pegar outra folha e começar a dobrar de novo... Até que eu peguei uma folha de A4 e dobrei um módulo que achei que ia dar pra montar um kusudama...Então comecei a dobrar, dobrar e....
Tchâram!!!!
São 30 folhas de papel do tipo A, mas especificamente um A6(um quarto do A4)e leva cola tá?, já aviso logo... mas ele fica bem parecido com o Giramundo só que as faces são mas gordinhas, não são planas.

Mostrei em primeira mão para no encontro do "Origami Manaus" e já ensinei.

Ah... a peça ainda não tem nome, mas estou aceitando sugestões. Se as sugestões forem boas eu faço uma enquete para decidir o nome..

Um abraço

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Poema Matemático

Olá!!!
Hoje vim fala um pouco de coisas que pouco tem a ver com origami.. hehehehe

Alguém conhece o "Poema Matemático" do Millor Fernandes? Pois é.. ontem fui a um curso de decoupage com o pessoal do Origami Manaus e quando saímos de lá eu vim conversando com a Eli e ela perguntou se eu conhecia esse poema, e disse que sim inclusive já havia feito uma apresentação no powerpoint e que mandaria para ela, foi aí que pensei "Por que não postar no blog?"

Então resolvi postar... só que houve um problema, o blog não posta apresentações do powerpoint. Acabei que fiz o vídeo no movie maker, com as mesmas imagens que tinha na apresentação só que com mais efeitos.. =)

Iaí Gostaram?

Pois é... aproveitando pra agradecer o prêmio Kreativ Blogger que recebi do
WilsonE aí estão os cinco indicados (eu sei que alguns já receberam esse prêmio mas vou indicar alguns que eu gosto muito):

http://www.devilynscreations.com/

http://amatematicaandaporai.blogspot.com/

http://aorigamista.blogspot.com/

http://paccochatnoir.blogspot.com/

http://vaniapassosorigami.blogspot.com/.

Até Logo

Abraços

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

+ um prêmio

Olá para todos,
ontem foi um dia muito feliz pra mim...
Logo de manhã me ligaram dizendo que haveria uma reunião de departamento na UFAM(onde eu faço psicologia) e que havia a possibilidade de conseguirmos eliminar os pré-requisitos da disciplina estágio Supervisionado, o qual não iria fazer por não ter todos os pré-requisitos, fazendo dessa forma que eu me atrasasse dois anos (o curso de 6 anos) passaria para 8. Acabei que já saí de lá matriculado no estágio em Psicologia Escolar. Então com isso, final do ano que vem teremos mais um psicólogo(moi).

E em comemoração a isso vou colocando um origami que muitas pessoas não conseguem entender o que é... mas já vou adiantando. Essa é a letra grega psi que é o símbolo da Psicologia.

Isso foi pra começar a minha felicidade, pois quando cheguei em casa fui direto a caixa do correio e o que encontro lá, meu primeiro pacote de papel do consórcio do Orkut, muitos papéis lindos.

E pra terminar quando vou ver meus e-mails o que vejo? + um prêmio
O selo "Este blog é jóia da Janice Marques" (Muito obrigado viu Janice?)

Minhas indicações são:
http://dobrasinspiradas.blogspot.com/
http://catarinasart.blogspot.com/
http://encantosdepapel.blogspot.com/
http://panoepapel.blogspot.com/
http://diagramascia.blogspot.com/

abraços

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Projeto Giramundo: 2ª parte - o envio

Olááá!!!

Vim mostrar pra vocês que meus módulos do Giramundo do Projeto "Eu giro o Mundo" da Cáu, estão aí 61 módulos. (Um a mais por precaução)



No sábado vou entregar pessoalmente.
Eu tinha preparado uma espécie de foto diagrama, mas no dia que eu ia postar a cáu postou o vídeo.. heheheh então desisti, mas em breve volto pra falar um pouco mais sobre papéis tipo A e os retângulos de Ouro, prata e bronze.
Abraços



domingo, 15 de fevereiro de 2009

Poliedros de Platão 2 (O origami e o uso em sala de aula)

Olá,
passamos dos 3000 visitantes de antes de ontem pra ontem e decidi que ao chegar aos 5 mil eu vou dar um prêmio para aquele que fizer um print screen do contador...

Mas agora, voltando para nossos Poliedros de Platão.

Existe um tipo de Origami que se chama Kusudama, que traduzindo ao pé da letra é Bola de Remédio, pois antigamente as pessoas faziam e colocavam ervas aromáticas para dar pra pessoas doentes de forma que as ervas curassem a enfermidade. Hoje, quase já não se usa com essa finalidade. Seu objetivo principal é simplesmente enfeitar ou dar à um amigo somente com sua simbologia tradicional.

Mas o que isso tem a ver com poliedros? E a resposta é: "Tem muito a ver!".
A criação e a montagem dos Kusudamas é baseada principalmente nos poliedros de platão (Tetraedro, Hexaedro, Octaedro, Dodecaedro e Icosaedro).
E essa é uma contribuição muito grande da matemática, mais especificamente dos Poliedros de Platão para os Origamis.

Em contrapartida o Origami também pode contribuir e muito com o Ensino de Matemática de forma a construir os poliedros ou de se explorar os kusudamas para aprender matemática e adquirir habilidades matemáticas como a inteligência Viso-espacial. Que segundo Kaleff é muito importante para a aprendizagem da matemática, se esse tipo de ente matemática ficar unicamente no campo abstrato, não há uma aprendizagem significativa de seus elementos, conceitos, etc.
Kusudama Criado a partir da forma do Cubo (Luminous)
Kusudama Criado a partir da forma do dodecaedro.
Mas e se além de ver o aluno puder confeccionar, será que ele não vai aprender melhor? Tenho uma professora (Dra. Josefina Barrera Kalhil) que usa uma frase do Confúcio que eu gosto muito, que diz: "Eu escuto e esqueço. Vejo e lembro. Faço e entendo".
Essa frase já mostra a minha concepção né? De que se o aluno fizer não vai esquecer mais e aprender mesmo, não simplesmente decorar.
E por isso que eu mais uma vez venho sugerir aos professores de matemática que utilizem o Origami para levar os alunos a construirem seus próprios sólidos geométricos. Olha, eu não sei quem que faz os currículos do nosso país, mas eu acho que explora muito pouco as questões relativas aos Poliedros de Platão, o máximo que ainda trabalha é a Relação de Euler, deixando assim as aulas muito limitadas. Existem infinitas possibilidades pedagógicas de se trabalhar com os poliedros de Platão.
Agora! O professor que quiser trabalhar os poliedros tem que saber bem qual é objetivo da aula e saber fazer os origamis que vai trabalhar em sala de aula.
Os poliedros de Platão podem ser representados de duas formas, na forma de casca:
Onde vemos todas as faces inteiras;
Ou na forma de esqueleto:

Onde vemos somente as arestas, nesse caso podem-se explorar muito mais com os cubos de origami, pois além das arestas em alguns casos temos aberturas em diferentes formatos.
Se alguém ainda tiver alguma dúvida e quiser se aprofundar na forma de os poliedros de platão feitos em sala de aula, podem entrar em contato que eu faço questão de ajudar.

Abraços

Sugestões de Bibliografias:
KALEFF, Ana Maria R. Vendo e Entendendo Poliedros: do desenho ao cáculo do volume através de quebra-cabeças geométricos e outros materiais concretos (o meu tem até dedicatória da autora).
IMENES, Luiz Márcio. Geometria das Dobraduras.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Poliedros de Platão 1 (Curiosidades)

Olá,
hoje vou fala um pouco sobre Poliedros de Platão.

Quando pensei em falar sobre esse tema, pensei em definir primeiro o que são poliedros, pra depois definir o que são Poliedros de Platão, em sequência falar do simbolismo que os matemáticos antigos davam a estes sólidos e finalmente falar sobre o Origami. Mas pensando um pouco eu falei.. Ahh! Vai ficar muito chato, quem vai querer ler tudo isso? Até mesmo porque qualquer pessoa pode pegar um livro de matemática e ler as definições, vamos falar daquilo que é interessante... Então resolvi fazer diferente vou falar bem por alto que são os poliedros de platão e já vou misturar com as curiosidade e o origami, sem esse monte de blá, blá, blá de conceitos. Então vamos lá!

Quem sabe o que são poliedros de Platão e porque tem esse nome?

"Os Elementos" de Euclides dizia* que Platão havia descoberto esse poliedros, mas na verdade 3 deles já tinham sido descobertos pelos Pitagóricos e os outros dois pelo Matemático grego Teeto. Mas foi o Filósofo Platão quem descobriu que existem 5 e somente 5 sólidos geométricos regulares (sólidos que são formados por figuras geométricas de mesmo formato, mesma medida e ângulos poliédricos iguais).
No trabalho de platão ele associa os 4 sólidos mais simples de construir aos 4 elementos primordiais (Icosaedro, Octaedro, Hexaedro e Tetraedro). E como era embaraçoso não ter um quinto elemento para associar com o Dodecaedro, acabaram por dizer que ele representava o Universo. Posteriormente Johann Kepler justificou o porquê desta associação.

Ele se embase no fato de o tetraedro ser o que tem menor volume para sua superfície e o icosaedro, o maior. Segundo ele a relação volume-superfície tem relação direta com umidade secura. Seguem as explicações:

Tetraedro (4 faces triangulares) - se relaciona com o FOGO, pois dos quatro elementos ele é o mais seco.
Hexaedro (6 faces quadrada) - O hexaedro ou cubo, como é mais conhecido (por favor, quadrado é a face, a maioria da pessoas quando olha diz.. "Olha! Um quadrado de Origami!"), é a Terra pois é o que tem maior estabilidade.

Octaedro (8 faces triangulares) - ele compara o octaedro com o ar, pelo fato de este só ficar estável se segurado por dois de seus vértices(um oposto ao outro), tendo a instabilidade do ar.

Icosaedro (20 faces regulares) - O Icosaedro é a água já que este elemento é o mais úmido.

Kepler diz que o dodecaedro se relaciona com o universo pois tem doze faces e o universo (astrológicamente falando) tem 12 zodíacos.

Pois é, pra variar escrevi, escrevi...(Risos) Pra não ficar cansativo resolvi dividir este post em dois, neste primeiro falei sobre os Poliedros de Platão, suas curiosidades e coloquei as figuras em Origami, na próxima que vou programar para amanhã, vou falar sobre quão importante essas figuras são para o origami e como pode-se se utilizado em sala de aula, tanto as informações e curiosidades aqui faladas como na construção de sólidos.
Espero que tenham gostado..
Abraços
* Ao conjugar o verbo dizer na frase 'Os elementos dizia...' não há erro de concordância pois "Os elementos" é o nome de Um único livro.
Principais Fontes:
Gurkewitz, Rona; ARNSTEIN, Bennett. Beginner's book of modular origami polyhedra: The Platonic Solids.
EVES, Howard. Uma introdução à história da matemática.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

+ Um Prêmio

Gente do céu,
mais um prêmio.. hehehhe
Tenho que agradecer a Andréa que me indicou para esse prêmio.
É o prêmio "Olha que blog maneiro!"




As regras são as seguintes:
1-Exiba a imagem do selo “Olha Que Blog Maneiro” Que você acabou de ganhar!!!;
2-Poste o link do blog que te indicou (muito importante!!!);
3-Indique 10 blogs de sua preferência;
4-Avise seus indicados;
5-Publique as regras;
6-Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras;
7- Envie sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação. Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá 1 caricatura em P&B!



Como já vi que vários blogs já ganharam esse prêmio vou indicar blogs novos ou que ainda não o ganharam... aí vai:

1- Wilson - Dobras Inspiradas
2- Eli - Encantos de papel
3- A origamista
4- Janice - Dias de Origami
5- Angelina Bonente http://angeorigami.blogspot.com/
6- Letícia - A arte dos Kusudamas
7- Marcelo - Origami Perfeito
8- Arte em Origami

9- Dine - Arte by Dine

10- Bianca - Blog da Bi

abraços

sem post...

Bom dia...
Já faz quase uma semana que não posto nada, mas como vcs já devem saber eu não tenho máquina, tenho um mundo de coisas pra postar mas, preciso tirar as fotos né?
Pois é... mas eu já pedi emprestada a máquina da minha amiga Priscila e quinta feira espero estar com várias fotos para vários posts.. Já vou até adiantando um pouco dois dos próximos posts...
O primeiro vai ser sobre papel tipo A e Dicas para dobrar e montar o giramundo (atual febre e mania, por conta do projeto da Cáu) e outro vai ser sobre poliedros de platão
já dobrei o octaedro, o icosaedro e o hexaedro só falta o tetraedro que é o mais fácil e o dodecaedro, que é o mais difícil...
Além disso, existem outras idéias no ar que ainda estão mais prematuras heheheh.
Só pra esse post não ficar sem nenhum origami vou postar a foto de um Kusudama Fragrance que eu fiz ano passado e dei de presente para minha amiga Eli (Que por sinal fez um blog agora e está suuuuper, bjos Eli).



Então... até logo.
Abraços

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Projeto Giramundo: Eu GIRO o MUNDO

Oooooi...

Eu estou super empolgado com uma idéia da Cáu, amiga do Origami Manaus.
A idéia é reunir módulos feitos de todo o Brasil, sendo que alguns com o nome do participante. Então a pessoa manda pra ela e ela devolve pelo menos um módulo com o nome de cada participante. Então cada um vai ter seu giramundo montado com peças de gente de tudo quanto é lugar do Brasil.

Ela Fez um selinho e eu, como já estou inscrito, estou postando o selinho que ela fez inclusive com a foto do meu primeiro giramundo... hehehehe.


Pra mim essa é uma idéia fantástica até porque o giramundo é lindíssimo e das pesquisas que indicam o meu blog ele é o segundo ou o terceiro mais pesquisado.
Aproveitando essa oportunidade... Um dia desses eu estava numa livraria daqui de Manaus e encontrei esse livro:


Não comprei porque estava completamente sem tempo($$$$), mas lógico que folhei pra ver o que era o Giramundo a que ele se referia. E descobri que esse nome giramundo também é a denominação de uma brincadeira brasileira que não tinha ouvido falar. É um brinquedo.

É uma espécie de "gangorra" feita em bambu, mas que além de subir e descer, também gira em torno do eixo. Infelizmente não encontrei nenhuma foto, mas é bem interessante...

Espero que, além de divulgar o projeto, tenha contribuído para aprendermos um pouco mais... Pois todo dia aprendemos um alguma coisa nova certo?

um abraço