domingo, 22 de março de 2009

Álgebra Linear e Geometria descritiva

Olá
hoje vim falar pra vocês sobre um origami que eu já utilizei para ensinar conteúdos relativos à Álgebra Linear é o giroscópio ou esqueleto do octaedro(de quem eu não sei a autoria neste exato momento) ele é feito com 6 módulos da base da bomba d'água somente encaixado.

Dado sua regularidade, independente da forma como a gente pega ele sempre tem a mesma forma e cada um dos três eixos pode ser considerado com os eixos x, y e z . Então podemos pedir para nossos alunos determinarem qual dos eixos ele quer que seja o x, qual ele quer que seja o y e o z. E depois disso é bem mais fácil ele vizualizar coisas como os triedros e determinar os simétricos com relação a qualquer eixo, plano ou ponto. E a gente pode explorar a criatividade dos alunos para implementar, inclusive de alguma forma os vetores completos.

E o legal foi que, quando eu comecei a escrever esse post lembrei de um módulo de um origami que fiz algum tempo atrás e acabei de construir o triedro da forma como realemente é representado em sala de aula nas aulas de Álgebra Linear ou Geometria descritiva, como não tenho máquina, não vou posta r a foto aqui, mas em breve eu posto.

E eu acho que dessa forma poderíamos, além de facilitar a visualização e a aprendizagem dos alunos, extravasar e ultrapassar os limites do ensino tradicional dessas disciplinas que, ao meu ver, não tem como objetivo principal uma aprendizagem significativa.

Eita!! Chega à dar vontade de ministrar essas disciplinas, pena que eu não trabalho em universida e sou só graduado.

Ah.. vou aproveitar pra pedir que quando alguém quiser tirar alguma dúvida sobre qualquer post, se não for ninguém que tenha conta no blogger, deixe o seu e-mail, ok? pra que eu possa responder.

Rodrigo, no próximo post respondo sua pergunta sobre o poliedro de platão ok??

Um abraço a todos

sábado, 21 de março de 2009

Novidades!!!

Oi oi...
Essa semana foi muito intensa.
Hoje ocorreu a oficina de origami que foi muuuito legal, só esqueci completamente de tirar fotos.
Recebi um telefonema de uma pessoa do Banco do Brasil me convidando para dar uma oficina em um evento que vai acontecer lá de "Qualidade de vida" dos funcionários. Fiquei muito feliz!
Além disso, hoje recebi um e-mail do http://planetaescola.com.br/ que é uma espécie de blog/portal educacional disponível para professores divulgarem seu trabalho e participar do “agregador” do Planeta Escola.
No cadastro eles pedem para escrevermos sobre uma lembrança boa ou ruim do colégio. Então resolvi falar de uma lembrança boa. E aí embaixo está o que eu escrevi lá:
Ao pensar em pior ou melhor lembrança da escola, eu lembro de dois momentos:1. Ainda na sétima série quando a professora de português (A quem devo minha paixão pela leitura) que perdeu todo o tempo da aula em uma discussão que não tinha a ver com a aula e não lembro exatamente o tema, mas foi a primeira vez que eu percebi que um professor pode e deve ser muito mais do que um simples "repassador de conhecimentos" mas sim um educador.Isso aconteceu porque eu sempre estudei em uma escola que se preocupava somente com o aprendizado e memorização de conteúdos.Sem se preocupar com a formação de um cidadão educado e consciente
2. Já não foi na escola necessariamente, mas sim na faculdade quando percebi que aquela atitude da minha professora da 7a série era de uma pessoa compromissada com a minha formação de uma forma integral, não só na esfera do conhecimento muitas vezes sem sentido.
A professora é a Liege Brasil, não sei se ela chega um dia a ler esse post, mas se chegasse ficaria muito feliz e desejaria para ela "Sucesso Sempre!"
E para todos nós também... um abraço

quinta-feira, 19 de março de 2009

Visitante 5001: ganhadora

Olá,
vim falar para vocês que de ontem pra hoje, tivemos a visita numero 5001 e foi da Ana Cláudia.


Andei passeando pelo blog dela, então ainda0 estou a pensar em que mandar. mas já tive algumas idéias.
Já o outro projeto do post anterior ficou parado, não recebi nenhuma resposta, mas tudo bem é assim mesmo... Se alguém ainda quiser ainda está valendo.
Ando meio sem tempo por conta da preparação das oficinas.
A de ontem apesar de poucas pessoas foi muito legal. Já a de sábado ultrapassou em 1 o limite estabelecido inicialmente.. hehehehe Bombando!
Logo logo, vou trazer pra vocês uma idéia bem simples mas que pode ajudar muito não só para entender, mas também para resolver exercícios de Álgebra Linear e Geometria Descritiva, ok?
abraços

sábado, 7 de março de 2009

Prêmio para o visitante 5001 e Artigo de Origami e Matemática

Olá,
Hoje eu estava lendo a lista internacional de origami do Origami USA e encontrei um artigo intitulado "The Art of Mathematics: How Origami Can Create High School Mathematicians" de Brenan Bardige
É uma espécie de relato de experiências com o uso de origami em sala de aula. É uma boa dica para aqueles que sabem ler em inglês.
Quem quiser ler é só clicar aqui está em arquivo do word
É uma dica que eu to passando pra deixar para vocês ok??
Ahh!!! Aproveitando estamos prestes a chegar aos 5000 visitas. Então resolvi fazer o seguinte vou dar dois prêmios. Um é para a pessoa que for a visitante 5001 e a outra pessoa que descrever uma atividade, ou uma idéia de como o origami pode ser usada no ensino de matemática (as idéias têm que ser diferentes daquelas mostradas aqui no blog, não importa se são de outras pessoas, nesse caso a fonte é importante).
Não precisa ser um texto grande, mas sim um simples comentário nos posts ou se não quiserem pode enviar por e-mail para danielthomasfrancodesa@hotmail.com.
As idéias serão mostradas para uma amiga que é mestre em Educação Matemática cujo nome eu vou manter em segredo por enquanto. E vou pedir para ela me dizer aquela idéia que acha mais criativa e que vai funcionar se colocada em prática em uma sala de aula de matemática.
O vencedor deste último além de ganhar um determinado prêmio surpresa terá a sua idéia publicada num post do Blog com as devidas referências ao autor.
O prêmio 5001 não tem prazo depende dos acessos do blog, mas façam um print screen e me mandem, ok? Já o outro eu vou esperar as idéias até o dia 31/03/2009
Iaí vamos participar??
um abraço a todos

quarta-feira, 4 de março de 2009

Oficinas de Origami

Oieee
Passando hoje pra falar pra vocês sobre oficinas de origami que eu vou ministrar junto com uma amiga minha (a Priscila).
Estou nesse exato momento preparando a apostila e estou colocando algumas coisas simples(para iniciante) mas que sejam diferente do que geralmente eu dou nas oficinas.
Assim... Geralmente eu me apego muito aos origamis tradicionais, porque são bons para os iniciante, mas dessa vez resolvi utilizar dobras para iniciantes de origamis diferentes.
Lógico que o tsuru (ou grou, ou garça) não pode sair do programa.
Mas vamos às informações:

Oficina de Origami

Data: 18 de Março (Quarta) ou
21 de Março (Sábado)
Horário: 14:00 às 17:00
Valor da Inscrição: R$25,00*
Incluso: Papel, apostila e certificado
Vagas Limitadas
Informações: 9605-2961 (Comigo)
Obs.: Inscrição Antecipada até 13 de Março de 2009.*Em caso de ausência o valor não será devolvido em dinheiro, mas sim em Material (Apostila e papel)
Endereço: Rua Teresina, 95. Adrianópolis
Associação Nipo-brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku)
Sala do Kumon.

Ahh... um detalhe.. Manaus tá pessoal? =)
abraços

terça-feira, 3 de março de 2009

Filtro Solar

Oieee...
Hoje eu estou passando para divagar um pouco... e "compartilhar alguns conselhos com vocês" hehehehe.

Vocês conhecem o texto do Filtro Solar??

Pois é.. o filtro solar foi escrito pela Mary Schmich e traduzido e gravado pelo Pedro Bial e por falar nisso a tradução tem o mesmo sentido do original, mas é bem mais poético, principalmente por não ser traduzido ao pé da letra. Já faz algum tempo que eu tenho e eu gosto muito de ouvir, porque além de o Bial dar um tom todo de conselho sincero,tem a música(Everybody is Free) que eu nunca consegui encontrar a mesma versão solta do texto. 0

Algumas pessoas vão dizer: Pô, mas isso é auto-ajuda, tu não dizes que detesta auto-ajuda? Pois é... é interessante a gente entender o porquê da autora ter escrito e, dessa forma eu não entendo como auto-ajuda.
Ela uma vez estava passando por um parque, olhou para uma moça que estava pegando sol e pensou "Espero que ela esteja usando filtro solar".
E repentinamente ela se deu conta que além de ela estar em uma fase que a pessoa tem uma grande vontade de dar conselhos estava também na época das formaturas nos EUA. Então ela decidiu escrever um discurso para uma formatura que ela leria se alguém a convidasse.

E além do entendimento da história é bom entender que muitos dos conselhos são verdades universais como:

Use fio dental.
Respeite os mais velhos.

E tem algumas frases que eu adoro, como:

Não se preocupe com o futuro.Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupaçãoé tão eficaz quanto mascar chicletepara tentar resolver uma equação de álgebra.

Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam,aos vinte e dois, o que queriam fazer da vida.Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem. (Isso tem bastante sentido para mim. Será que porque é eu tenho 22?)

O texto completo está aqui, mas ele foi publicado em um livrinho pequenino que eu acho uma boa dica para presente.
E tem o CD que além da leitura fantástica do Bial tem outros textos lidos por grandes nomes como Fernanda Montenegro, Simone Espoladore, Lázaro Ramos e outros.
Antes que alguém pergunte, eu não estou ganhando nada para divulgar ou fazer propaganda, isso é apenas "uma forma de pescar o passado do lixo, repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale"
abraços

domingo, 1 de março de 2009

one more award

Oi pessoal,
Passando para agradecer o prêmio que eu ganhei da janice do Dias de Origami. Eu não tinha esquecido, apenas não tive tempo de postar.
Eu não entendi qual o objetivo exato desse prêmio, mas vou passar adiante assim mesmo.
As minhas indicações são:
http://andreasorigami.blogspot.com/
http://marcelo-origamiperfeito.blogspot.com/
http://dobrasinspiradas.blogspot.com/
http://martaorigamis.wordpress.com/
http://maismat.blogspot.com/ (não é de origami, é de matemática, mas é muito bom!!!)

Até logo