segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Quarto motivo de felicidade:Projeto Giramundo

Quem lembra do Projeto Giramundo????




Foi proposto pela Cáu que fossem dobradas 60 peças do giramundo para ser enviada a ela com o nome e a cidade e ela devolveria com para cada um com uma peça de cada pessoa
Pois é.. Eu recebi o meu no sábado no encontro número 51 do Origami Manaus e fiquei esperando até hoje, me segurando pra não postar, pois estava esperando que ela postasse primeiro sobre o envio no blog. Aguardem o de vocês deve estar chegando por esses dias.

Eu recebi assim...

Aí estão as peças prontas pra montar

Junto veio um cartão:


Com os dizeres:

Assim as peças giraram
e com minhas dobras
o mundo eu visitei
Projeto Giramundo 2009

E aí está ele pronto...
O giramundo ficou imenso ou o meu computador é micro??? huauhahuahuahu


60 peças dobradas por 60 pessoas de todo o Brasil
Alguém identifica alguma peça sua?? hehehe
Essa é a foto de ontem completa
Agora já vou... Terminando de preparar as surpresas para o Encontro Nacional

Abraços


domingo, 30 de agosto de 2009

Oie...

Estou muito feliz sabia?? Por vários motivos e eu resolvi compartilhar a minha felicidade com vocês listando esses motivos:

1. Eu ganhei um livro maravilhosamente fantástico da minha amiga do Origami Manaus Araguacy: O origami Omnibus do Kunihiko Kasahara. Brigado Ará.. estou babando em cima dele até agora.

2. Essa semana, mais específicamente na quinta feira chegarei em Belo Horizonte.

3. O que eu vou fazer em BH também é outro motivo: Primeiro Encontro Nacional de Origami.

4. Ontem recebi uma coisa que estava esperando muito, mas que nem esperava pra ontem.. hhehehe, mas essa coisa específica, eu ainda não posso contar o que é... Só amanhã! apareçam aqui amanhã pra saber o que é... vocês vão ficar doidinhos.


Aí está a foto do motivo numero 1 ai de cima da minha felicidade, mas essa foto eu tive que cortar pra não mostrar o motivo número 4. Estava com uma cara meiol estressada porque jah tinha tirado umas 500 fotos e a unica que tinha ficado boa eu apaguei sem querer... hehehhe
Venham ver amanhã o quarto motivo, ok?

Abraços

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Formação de professores de matemática e origami

Olá,
estou passando para divagar e divulgar um pouco o que eu penso com relação à formação de professores de matemáticas que querem utilizar o origami em sala de aula.
Antes de qualquer coisa, quero falar sobre a concepção deste professor. O professor precisa entender que o aluno deve ser agente em sua aprendizagem. Quando falo isso estou me baseando principalmente na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel.
Ausubel diz que para a aprendizagem ser significativa é importante que ela seja feita por descoberta do próprio aluno além disso é necessário levar em conta aquilo que ele já sabe, pois os conhecimentos prévios são facilitadores da aprendizagem.
Além disso, acho importante ressaltar a importância de o professor tentar se aprofundar no conhecimento do origami e da matemática inerente a ele. Talvez alguém me pergunte: "Por que ele tá falando isso?".
Desde o ano passado venho conhecendo alguns professores de matemática em algumas oficinas e cursos de formação e percebo o quanto eles ficam animados com a possibilidade de utilizar uma arte tão dinâmica, como o origami, dentro da sala de aula para ensinar a matemática de uma forma mais prazerosa para ambas as partes.
Falando justamente para as pessoas que participaram desses cursos, oficinas ou até mesmo de outros com outros professores, eu aconselharia que aprofundassem seus conhecimentos em origami para poder levar cada vez mais novidades para seus alunos.
Eu poderia ficar escrevendo muito sobre formação de professor, mas pra não ficar cansativo. Vou escrevendo devagarzinho... hehehehe
Aproveitando pra mostrá-los essa peça que é lindíssima da Mio Tsugawa ensinada por minha amiga Cláudia.

1/2 root 2 unit basic

Abraços