sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Livro Didático: Origami e Kirigami



É interessante com as coisas vem na nossa mão. Hehehehe.


Em 2007 ganhei uma coleção de livros de 5a a 8a série(6o ao 9o ano) no IX ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) e só comecei a utilizar realmente no início desse ano.
E teve uma vez que eu peguei o livro da 7a série e abri em uma página qualquer. E onde que cai??


Numa seção chamada seção livre, cujo título é "Origami": cortes e simetria

Lá, ele fala o que é origami, sugere que o aluno procure um livro de origami, mas propõe uma atividade com kirigami para o entendimento do conceito de simetria.
Achei realmente muito interessante a utilização do Kirigami para ensinar o conceito de simetria, eu nunca usei isso, somente o origami mesmo, a última vez foi o chapéu de Samurai. Inclusive já escrevi um post sobre o ensino de simetria através do origami e você pode ver aqui.
Pra quem tiver curiosidade o livro é o volume da 7a série (8o ano) da Coleção Matemática: Idéias e Desafios das Autoras Iracema e Dulce, publicado pela editora saraiva.
Espero que vcs estejam gostando dessas divulgações de livros que tem alguma coisa a ver com origami. Eu, realmente, não estou ganhando nada($) com isso. Tanto que falo bem quando é pra falar e critico quando é pra criticar.. ehhehehee
Até á próxima
Um abraço

sábado, 24 de outubro de 2009

World Origami Days(24 de outubro à 11 de novembro)

Olá, hoje é o dia internacional de origami e também o primeiro dia dos "Dias Mundial de Origami" (World Origami Days) que vai de 24 de outubro até 11 de novembro.
Essas datas são devido no dia 24 de outubro ser o dia de nascimento de Lilian Openheimer, a mulher que criou o primeiro grupo de origami nos EUA, além de ser uma das fundadoras do OrigamiUSA e ter ajudado na criação da British Origami Society e no dia 11 de novembro é o dia do origami no Japão.


Por coincidência hoje é dia do aniversário da Cidade de Manaus e teve encontro do Origami Manaus, onde dobramos muuuuito... hehehe



E comemos também, lógico
Ganhei até um presente do Wilson.
Feliz dias Internacionais de Origami e feliz Aniversário Manaus.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Selo "Minha Nota pra você é 10"

Olá.. Passando pra postar um selo que ganhei da Kátia Cristina
Demorei porque queria postar depois de terminar os posts do ENO.
Eu sei que ganhei um outro selo também mas não consigo lembrar de quem foi, mas se a pessoa ler esse me lembre por favor pra eu poder postar.

As regras desse selo são:
A- Escrever uma lista com 8 características suas;
B- Convidar 8 blogueiras para receber o selo;
C- Comentar no blog quem lhe deu o selo;
D- Comentar no blog quem você escolheu.

Primeiro as 8 características
1. Paciente (até determinado ponto)
2. Determinado
3. Sonhador
4. às vezes meio teimoso
5. caseiro
6. dobrador
7. adoro jogos de raciocínio
8. blogueiro

Os Blogs Escolhidos são:
1. http://beladobra.blogspot.com/
2. http://tchami-origami.blogspot.com/
3. http://diagramascia.blogspot.com/
4. http://origamisjosefa.blogspot.com/
5. http://artededobrarecia.blogspot.com/
6. http://dobrasinspiradas.blogspot.com/
7. http://janicedmarques.blogspot.com/
8. http://yuritoyuki.blogspot.com/

Só não sei se vou avisr um por um porque to cheio de coisa pra fazer...
Segunda Feira tenho oficina na fundação Nokia de Ensino, to dobrando feito doido meus atcs de natal que vou participar da troca do origamigos de Brasília. Além disso comecei a dobrar um kusudama do David Brill e não terminei, sem contar que daqui a duas semanas vou dar uma oficina de origami num evento chamado Amazonas design e ainda to batendo cabeça com a parte elétrica de uma luminária. E pra terminar o origami manaus ficou de doar os enfeites de uma árvore de natal de uma instituição.

Ufa... hehehe
beijos a todos

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Livros Didáticos de Matemática têm Origami na Capa

Quanto tempo que não falo de Origami e Matemática ein??
É... demorou mas voltei ao principal tema do blog.
Essa semana comprei uma revista da Nova Escola Especial de Matemática. E isso vai render dois posts.. hehehhe
Eu já vinha folheando-a desde segunda quando a comprei, porém hoje vi a contracapa e qual não foi minha surpresa quando olho pra propaganda da coleção Conviver a que a imagem das capas dos livros de matemática são 4 de 5 feitas de origami.

Não consegui a imagem na internet então resolvi tirar uma foto, espero que dê pra ver.


A capa do primeiro Ano é um catavento que aparentemente é daqueles que se faz ssó cortando.
Já a do segundo ano é formada por alguns cubos do Kasahara, adorei (vocês sabem que eu tenho "cubolatria" né?)
A capa do 3o ano tem um kusudama que eu já vi uma ou duas vezes, mas realmente não sei o nome nem de quem é.
O do 4o ano é o Kusudama é um electra
E por fim o último não tenho certeza se é o five intersecting tetrahedra ou o six intersecting squares do Thom Hull


Os livros de matemática dessa coleção são de autoria de Lelis, Milani e Imenes. Esse último é autor de um livro citado em todos os artigos de origami e matemática do Brasil que eu conheço chamado Geometria das dobraduras da coleção vivendo a matemática, pena que não está mais sendo editado.

Ah.. e além dos de matemática, tem outros que também tem origamis como o de ciências, lingua portuguesa e artes. Infelizmente não tive contato com os livros (Gostaria muito de ver os de matemática e os de artes), mas como conheço um pouco do trabalho dos autores, acredito que sejam muito bons didáticamente falando.

Pois é.. logo, logo, venho falar pra vocês de uma reportagem dessa mesma revista da nova escola ok?
um abraço

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

"A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida"

Hoje passei a manhã inteira ouvindo Vinícius de Moraes, acho que por isso que, quando pensei em Encontro Nacional de Origami essa frase me tenha vindo tão instantaneamente na cabeça.
Esse é o meu último post sobre o 1o ENO e ainda tem tanta coisa pra dizer (preciso voltar ao foco do blog, hehehehe), vou tentar resumir...
A intenção inicial era falar sobre Inhotim que foi uma continuação do Encontro para alguns participantes do ENO, daí preciso falar também um pouco sobre o Origami for The People, da pessoa que pegou o origami que fizemos a várias mãos e da promoção do blog. Então hoe o post promete ser longo. Peço que tenham um pouco de paciência.
Algumas pessoas (Eu, Cáu, Araguacy, Vânia, Wilson, Eli, Isa, Sônia e Miyuki) combinamos de ir ao institudo Inhotim na cidades deBrumadinho no dia seguinte ao último dia de ENO.
Gente mais que lugar é aquele?? Eu realmente não consigo descrever com palavras por isso... Fotos:



E que pessoas maravilhosa. Não saberia dizer se era a beleza do local refletia a sinergia entre as pessoas ou se era esta última que refletia a beleza do local.


No caminho a Vânia lembrou de um projeto chamado Origami for the people, onde a pessoa dobra uma peça de origami e deixa em algum lugar pra alguém pegar. Ainda no ônibus decidimos que iriamos fazer o floral globe da tomoko fuse butterflies. Após o Almoço, sentamos em uma área linda, cheia de poltronas e no meio de muitas plantas e flores.

Depois de dobrar e montar, nós passando a energia para o kusudama


Deixamos junto com o kusudama um papel com a frase pensada pela Vânia: "Que a delicadeza do Origami inspire suas ações". A pessoa que pegou o kusudama foi a Mônica, funcionária do Instituto Inhotim, ela entrou em contato conosco e até me adicionou no msn. Confidenciou que gostaria de aprender a fazer origami. Ontem falei com ela pelo msn e ela disse que tinha pego alguns diagramas simples, aprendeu a fazer alguns origamis e durante uma visita de alguns alunos ela contou a história do origami que encontrou e ensinou-os como fazê-los, passando pra eles como atividade que dobrassem um origami e deixassem em algum lugar de bh com seu e-mail. Eu comentei que achei super legal, porque se criou uma corrente e ela falou que a delicadeza do origami inspirou suas ações.
É gente... as emoções desse encontro foram muitas. Eu, sozinho não conseguiria descrever tudo que senti. E foi por isso que resolvi fazer a promoção.







ENO
Fomos dobrar o coração
com um monte de mãos.
Fomos dobrar os abraços
num vale de papel.
Enfeite feitiço mineiro
crachá chapeu Inhotim.
diagonais, noite em claro, paralelas,
não há tempo pra perder,
nas dobras revertidas pra dentro,
pra dentro de sol do Brasil.
Fomos fazer flor,
fomos florir
ensinar discutir, aprender
ver o espelho de cores
em que cada um se vé.
Fomos juntar num olhar companheiro
nosso jeito dobrado de ser.
Fomos semente plantada
começo, caminho, alecrim,
fomos detalhe na ponta
kusudama, mandala, balão,
avião, cata vento, cantinho,
caixa sem fundo, sem fim.
Fomos pra não esquecer nunca
que a nossa dobra agora,
será sempre, sempre,
revertida pra fora.

Este foi o parágrafo Ganhador... Lá da Bahia o Gregório conseguiu captar a emoção e expressar com criatividade. Parabés Gregório. No Máximo até segunda feira to te enviando o prêmio.

Vou ser bem sincero com vocês, recebi cada coisa linda que a vontade que tinha era presentear todos. Vou tentar dar um jeito de disponibilizar para todos verem os parágrafos pra todo mundo.

Abraços dobrados e até o próximo ENO (ou seria EIO já que o próximo será internacional?)

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O origami está tomando conta de Manaus

Gente,
passando rapidinho só pra compartilhar algumas coisinhas com vocês.
Eu diria que o Origami está tomando conta de Manaus. O Origami Manaus está envolvido em várias atividades. Pra ver é só clicar ai no link acima.
Além disso demos entrevista em um programa de tv local da record.
E o mais engraçado é que essa semana meu pai mandou deixar o carro pra mim no trabalho e passei por um lugar que passo todo dia de ônibus e parei no sinal e quando olho pro lado, o que vejo???


Na frente de uma escola um Tsuru imenso, o que fiz?? Rapidamente abri minha mochila, peguei minha máquina e tirei essa foto, queria tirar outras pra tentar ver ângulos melhores, mas o sinal já tinha aberto e não dava mais tempo. hehehhe
Ah.. Segunda feira o resultado da Promoção tá??? entrego amanhã as frases para o jurado.
Vim só pra compartilhar minha surpresa ao ver esse tsuro com vcs

Abraços

domingo, 4 de outubro de 2009

+ dois dias pra enviar os parágrafos

Gente,
to adiando até terça feira meia noite o recebimento dos parágrafos já que só poderei entregar para o juri no próximo sábado, dessa forma terei tempo de fazer um arquivo sem os nomes e imprimir.
Aproveitando peço daqueles que ainda forem mandar seus parágrafos que já mandem junto os seguintes dados:

Nome completo:
Telefone:
Endereço:
Cidade:
Estado:
CEP:
Blog: se tiver

Lembrando que esses dados não serão divulgados, servem só pra agilizar o envio do prêmio. Ah e o resultado, se tudo der certo será divulgado no dia 12 de outubro dia das crianças hehehehe
Um abraço

sábado, 3 de outubro de 2009

Firmando amizades virtuais e fazendo novos amigosFirmando amizades virtuais e fazendo novos amigos

Voltando aos posts sobre o 1º Encontro Nacional de Origami, ENO para os íntimos.
Vocês sabem que pra mim o melhor do Encontro não foi aprender a dobrar e até ensinar um pouco? O melhor foi chegar ao encontro e sentir o friozinho na barriga de reconhecer algumas pessoas que já tinha visto nos blogs, mas que, para mim era feitas de HD e de tela de computador.
Algumas pessoas de longe reconheci (como Isa Klein, Sandra Gullino, Norberto, Clerdes, entre outras), outras se fizeram reconhecer (Vânia, Isabela, Josefa, Noêmia), tiveram aquelas que tivemos que procurar no crachá como Tchami, Agnes e o mais incrível é além disso ainda conheci pessoas maravilhosas como a Cássia, A Michele, A Sayuri, Dizzy, Célio, Tânia, Jaciara, Luz entre vários outros...
Eu queria citar o nome de todos e poder dizer o quanto gostei de cada um, mas realmente tenho medo de fazê-lo pois vou com certeza esquecer já que é taaanta gente...
Como é bom conhecer pessoalmente pessoas que conhecemos só virtualmente e as vezes só pelo seu trabalho e também é maravilhoso poder conhecer novas pessoas, distribuir e receber carinho.
Vou postar algumas dessas fotos pra vocês darem uma olhada, mas pra ver todas as minhas fotos de BH é só entrar nesse link. Podem salvar a vontade.



Foto "pinada" da Cáu

Foto Gentilmente Roubada da Isa


Foto carinhosamente surrupiada da Vânia





Essas duas últimas são minhas mesmo

Ahh... não esqueçam da PROMOÇÃO vou receber até amanhã meia noite ok? Tô recebendo cada coisa maravilhosa, morro de vontade de dar minha opinião sobre cada parágrafo, mas abster-me-ei. Até mesmo porque não faço parte do Juri.
Espero ansiosamente os parágrafos de vocês ok??
Abraços