segunda-feira, 10 de maio de 2010

Quebra cabeça de duas peças 1

Olá pessoal,
quanto tempo que eu não escrevo no blog né?
pois é.. mas muitas coisas acontecendo Bogotá, Brasília, Tomoko Fuse, entre outros além de muito trabalho, até semana passada ainda estava correndo pra entregar as provas do 2o Bimestre...
Mas hoje vim mostrar pra vocês um quebra cabeça que aprendi com o Edi de Brasília. Adoro as possibilidades de comunicação e troca que a internet e o blog nos permite.

Mês passado em meu último dia em Brasília a tardez fui ao espaço cultural Renato Russo e quando eu chegava, o Edi (que não conhecia até então) me abordou e perguntou se eu não era o Daniel que tinha um blog de Origami e Matemática. Ao responder que era eu mesmo ele disse que tinha uma coisa pra me ensinar. Que foi justamente este quebra cabeça que já existe em madeira e ele desenvolveu em origami. E essa novidade ainda vai ser dividido em dois posts:
1° - Mostrar e explicar do quebra cabeça
2° - Mostrar a solução

Então vamos a primeira parte : O Quebra cabeça

Este é um quebra cabeça de duas peças idênticas cujo objetivo é montar um tetraedro.


Ele é feito com 8 módulos do triângulo equilátero com 3 bolsos os conectores e um quadrado feito com o mesmo papel do triângulo feito em forma de envelope e depois levando as pontas ao centro novamente. o módulo do triângulo equilátero você pode ver aqui: módulo do triângulo equilátero.

Agora vou esperar que vocês dobrem montem e depois me mostrem, ai eu coloco a solução ok??

um abraço
Daniel Thomás