quarta-feira, 18 de novembro de 2009

APRESENTAÇÃO

oi Pessoal, Sou professora de Educação Básica (EF e Médio) em São Paulo. Estou aqui aceitando o convite do Daniel, para contribuir com informações relevantes ao tema Origami e Matemática.

Estudo o tema há mais de 10 anos. Há pouco tempo, tive a felicidade de defender minha idéia como um conceito importante para o ensino de geometria e matemática, no Stricto Sensu.

A utilização da técnica de dobrar papel para ensinar matemática vai muito além do simples manusear de um papel, vai além das pequenas fronteiras entre o aprendiz e o educador.

O origami além de ser uma técnica milenar e de origem oriental, hoje atravessa fronteiras internacionais e nas aulas de matemática ela possibilita que o aluno atraves suas fronteiras pessoais, onde este leva informações importantes de si para o seu convívio familiar e social (no simples fato de mostrar as peças que construiu em aula).

Desmistifica o tão temido tema disciplinar que é a matemática, descaracterizando a ideia do impossivel, do impalpável, do intocavel.

Para os que acreditam que dobrar papel é somente uma atividade artistica, está cego diante das possibilidades do uso do origami, pois além de belo, valoriza o pensamento geometrico de quem aprende, dá liberdade as idéia até então, empiricas ao conhecimento do aluno.

O professor passa a ter mais prazer em ensinar, porque consegue atraves de um SIMPLES pedaço de PAPEL, transportar ideias e conceitos matematicos até então tão abstratas.

O mais importante disso tudo, é que, as aulas com origami ficam muito mais alegres, mais agradáveis mantendo o interesse do aluno em aprender, facilitando a conexão entre dobra/professor e conceito/matemática.

Outra percepção muito importante (constada pelos alunos) é que as aulas de matemática com dobradura os deixaram mais calmos (concentrados). Isso facilitou a aprendizagem e consequentemente a grande maioria associou esse fator ao tempo, que segundo eles passava sempre muito rápido (voando).

Experimentem.

3 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde. Tive o prazer de ter a professora Noemia compartilhando comigo e com meus alunos a matemática relacionada ao origami, fato que provocou um novo olhar, tanto meu como dos adolescentes, aos conceitos matemáticos. Vale a pena tentar. Beth Borges

Daniel Thomás disse...

Oi Noemia,
adorei sua apresentação...
Essa parceria tem tudo pra dar certo.. hhehheheheh
beijos

Fernanda Gomez disse...

Obrigado pelas informacoes! :)