terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Prismas

Olá,
tudo bem com vocês??
Hoje eu vim falar sobre prismas... Anteriormente eu sugeri que se trabalhasse com prismas através de caixas. Em uma época como essa que estamos próximo como a do Natal por exemplo, por que não unir o útil ao agradável? Seria muito interessante se pudessemos partir de uma necessidade do aluno e desenvolver investigações, por exemplo.

Vou dar para minha tia de presente de Natal um determinado objeto, mas gostaria muito de ter uma caixa bem bonita para poder colocar este presente.

Alguém poderia perguntar mas iaí? o que há de matemático nisso? Pois é... Para que o presente caiba na caixa eu preciso pensar qual o formato da caixa que eu posso ou que eu preciso para caber o meu presente de forma mais bonita. Qual seria o tamanho ideal do papel a ser utilizado? Posso utilizar de proporção para determiná-lo? e qual o volume do meu presente e desta caixa?

Entendem que a investigação partiu de uma necessidade que podemos criar junto ao aluno?
Na verdade essa idéia já existe certo?
Na verdade vim escrever nesse post sobre uma descoberta que fiz num livro de minha amiga Araguacy, onde lá ele ensina a fazer vários prismas de diferentes formatos de bases. Quem sabe não podemos, depois de uma investigação como essa proposta, transcender e solicitar que eles dobre um prisma no mesmo formato da caixa? Para depois mostrar ambos para os colegas.

vou tentar fazer mostro pra vocês logo ok??
um abraço
Daniel Thomás

Nenhum comentário: