terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Prismas
tudo bem com vocês??
Hoje eu vim falar sobre prismas... Anteriormente eu sugeri que se trabalhasse com prismas através de caixas. Em uma época como essa que estamos próximo como a do Natal por exemplo, por que não unir o útil ao agradável? Seria muito interessante se pudessemos partir de uma necessidade do aluno e desenvolver investigações, por exemplo.
Vou dar para minha tia de presente de Natal um determinado objeto, mas gostaria muito de ter uma caixa bem bonita para poder colocar este presente.
Alguém poderia perguntar mas iaí? o que há de matemático nisso? Pois é... Para que o presente caiba na caixa eu preciso pensar qual o formato da caixa que eu posso ou que eu preciso para caber o meu presente de forma mais bonita. Qual seria o tamanho ideal do papel a ser utilizado? Posso utilizar de proporção para determiná-lo? e qual o volume do meu presente e desta caixa?
Entendem que a investigação partiu de uma necessidade que podemos criar junto ao aluno?
Na verdade essa idéia já existe certo?
Na verdade vim escrever nesse post sobre uma descoberta que fiz num livro de minha amiga Araguacy, onde lá ele ensina a fazer vários prismas de diferentes formatos de bases. Quem sabe não podemos, depois de uma investigação como essa proposta, transcender e solicitar que eles dobre um prisma no mesmo formato da caixa? Para depois mostrar ambos para os colegas.
vou tentar fazer mostro pra vocês logo ok??
um abraço
Daniel Thomás
domingo, 29 de novembro de 2009
VERSÃO DIGITAL DO LIVRO (FREEDOWNLOAD)
Uma grande contribuição que consegui do professor Hideo Kumayama.
RECURSOS MATEMÁTICOS NO ORIGAMI
a) Tomas Hull. Livro Project Origami, Editora AK Peters, 2006 - USA. Um dos mais atuais e completos livros de Origami matemático, com diversos exercícios de dobradura com estudo da matemática para serem usados em aula. Os conteúdos são de nível de graduação. Algumas atividades podem ser adaptadas para estudo de resolução de problemas de geometria no ultimo ano do ensino médio.
b) Robert Lang, Origami Design Secrets, Editora AK Peter, 2003 - USA. Master Origamista, criou e desenvolveu um método de estudo do origami exclusivo. Maior divulgador mundial do Origami como parte integrante de diversas areas do conhecimento (air-bag, espelhos refletores, cabanas para a Nasa).
c) T. Sundara Row. Geometric Exercises in Paper Folding. Editora Dover 1966. Primeiro livro de Origami Matemático encontrado em Madras India em 1905, publicado em 1910/1917 e reeditado pela editora Dover em 1966. O livro foi encontrado na India por ingleses e contem diversos exercicios de geometria euclidiana elementar. Excelente livro. Somente em versão digital.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
APRESENTAÇÃO
Estudo o tema há mais de 10 anos. Há pouco tempo, tive a felicidade de defender minha idéia como um conceito importante para o ensino de geometria e matemática, no Stricto Sensu.
A utilização da técnica de dobrar papel para ensinar matemática vai muito além do simples manusear de um papel, vai além das pequenas fronteiras entre o aprendiz e o educador.
O origami além de ser uma técnica milenar e de origem oriental, hoje atravessa fronteiras internacionais e nas aulas de matemática ela possibilita que o aluno atraves suas fronteiras pessoais, onde este leva informações importantes de si para o seu convívio familiar e social (no simples fato de mostrar as peças que construiu em aula).
Desmistifica o tão temido tema disciplinar que é a matemática, descaracterizando a ideia do impossivel, do impalpável, do intocavel.
Para os que acreditam que dobrar papel é somente uma atividade artistica, está cego diante das possibilidades do uso do origami, pois além de belo, valoriza o pensamento geometrico de quem aprende, dá liberdade as idéia até então, empiricas ao conhecimento do aluno.
O professor passa a ter mais prazer em ensinar, porque consegue atraves de um SIMPLES pedaço de PAPEL, transportar ideias e conceitos matematicos até então tão abstratas.
O mais importante disso tudo, é que, as aulas com origami ficam muito mais alegres, mais agradáveis mantendo o interesse do aluno em aprender, facilitando a conexão entre dobra/professor e conceito/matemática.
Outra percepção muito importante (constada pelos alunos) é que as aulas de matemática com dobradura os deixaram mais calmos (concentrados). Isso facilitou a aprendizagem e consequentemente a grande maioria associou esse fator ao tempo, que segundo eles passava sempre muito rápido (voando).
Experimentem.
sábado, 14 de novembro de 2009
Mudanças no Blog
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
"Quando um velhinho com uma flor assim falou..."
Vi um poeta e vi um rei
Na esperança de saber o que é o amor
Ninguém sabia me dizer
E eu já queria até morrer
Quando um velhinho com uma flor assim falou:
É o espinho que não se vê em cada flor
É a vida quando
Chega sangrando
Aberta em pétalas de amor
Música: o velho e a flor de vinícius de moraes
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Origami e design: Amazonas Design (II)
Continuando hoje com o Amazonas Design.
Primeiro, lembrando que eu não sou designer, então fiz uma pesquisa imeeensa de coisas que relacionem o origami ao design. Encontrei 3 tipos de relação, são elas:
1. Utilização do Origami na ornamentação de eventos, festas, convites e lembranças e esses eu mostrei o trabalho da Sandra Gullino (com sua autorização)
2. Utilização das Técnicas do Origami como inspiração para criação de móveis.
aí vou deixar alguns links pra vocês se deliciarem
Cadeira
Mesa modular
Mesa Banqueta
3. Criação de Produtos através das técnicas ou até mesmo das dobraduras propriamente ditas.
Esses eu vi na Dissertação de Mestrado de Thaís Ueno, cujo título é: DO ORIGAMI TRADICIONAL AO ORIGAMI ARQUITETÔNICO: UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA E TÉCNICA DO ARTESANATO ORIENTAL EM PAPEL E SUAS APLICAÇÕES NO DESIGN CONTEMPORÂNEO
Se alguém quiser mais detalhes, posso mandar as apresentações que eu fiz, ok?
Abraços para todos
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Origami e design: Amazonas Design (I)
Essa semana de 04 a 07 de novembro aconteceu um evento, II Amazonas Design.
Há um mês e pouco propus uma oficina onde tentei relacionar o origami com o design de duas formas. Uma mostrando alguns exemplos de móveis que foram inspirados em técnicas do origami e dobrar móveis. A outra era fazer luminária de origami. Ambos relacionado ao design de interiores.
A oficina foi dividida em dois dias sendo 4 horas na sexta e 4 horas no sábado. A idéia inicial era no primeiro dia ensinar somente móveis e no segundo dia ensinar somente a luminária (icosaedro estrelado - Sonobe com 30 papéis), como esse:
Inicialmente achava que seriam dois dias as mesmas pessoas na oficina, qual não foi minha surpresa quando cheguei lá e me disseram que as inscrições pras oficinas seriam feitas na hora de começar nos dois dias, de forma que as pessoas que estavam na sexta seriam diferentes das pessoas do sábado.
Quando falei da proposta dos dois dias, o pessoal começou a pedir, que ao invés de móveis, dobrássemos a luminária também. Dessa forma sugeri que cada mesa dobrasse e montasse uma peça, de forma que sobraria tempo para dobrar os móveis também. No segundo dia perguntei se as pessoas queriam fazer o mesmo ou se queriam dobrar cada um a sua luminária como era a proposta inicial e resolveram por esta, ainda sobrou tempo de dobrarmos uma caixinha.
Outro Modelo de Luminária que fiz daquele módulo que parece o sonobe do Paolo Basceta
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Livro Didático: Origami e Kirigami
sábado, 24 de outubro de 2009
World Origami Days(24 de outubro à 11 de novembro)
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Selo "Minha Nota pra você é 10"

B- Convidar 8 blogueiras para receber o selo;
C- Comentar no blog quem lhe deu o selo;
D- Comentar no blog quem você escolheu.
Primeiro as 8 características
1. Paciente (até determinado ponto)
2. Determinado
3. Sonhador
4. às vezes meio teimoso
5. caseiro
6. dobrador
7. adoro jogos de raciocínio
8. blogueiro
Os Blogs Escolhidos são:
1. http://beladobra.blogspot.com/
2. http://tchami-origami.blogspot.com/
3. http://diagramascia.blogspot.com/
4. http://origamisjosefa.blogspot.com/
5. http://artededobrarecia.blogspot.com/
6. http://dobrasinspiradas.blogspot.com/
7. http://janicedmarques.blogspot.com/
8. http://yuritoyuki.blogspot.com/
Só não sei se vou avisr um por um porque to cheio de coisa pra fazer...
Segunda Feira tenho oficina na fundação Nokia de Ensino, to dobrando feito doido meus atcs de natal que vou participar da troca do origamigos de Brasília. Além disso comecei a dobrar um kusudama do David Brill e não terminei, sem contar que daqui a duas semanas vou dar uma oficina de origami num evento chamado Amazonas design e ainda to batendo cabeça com a parte elétrica de uma luminária. E pra terminar o origami manaus ficou de doar os enfeites de uma árvore de natal de uma instituição.
Ufa... hehehe
beijos a todos
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Livros Didáticos de Matemática têm Origami na Capa
É... demorou mas voltei ao principal tema do blog.
Essa semana comprei uma revista da Nova Escola Especial de Matemática. E isso vai render dois posts.. hehehhe
Eu já vinha folheando-a desde segunda quando a comprei, porém hoje vi a contracapa e qual não foi minha surpresa quando olho pra propaganda da coleção Conviver a que a imagem das capas dos livros de matemática são 4 de 5 feitas de origami.
Não consegui a imagem na internet então resolvi tirar uma foto, espero que dê pra ver.
A capa do primeiro Ano é um catavento que aparentemente é daqueles que se faz ssó cortando.
Já a do segundo ano é formada por alguns cubos do Kasahara, adorei (vocês sabem que eu tenho "cubolatria" né?)
A capa do 3o ano tem um kusudama que eu já vi uma ou duas vezes, mas realmente não sei o nome nem de quem é.
O do 4o ano é o Kusudama é um electra
E por fim o último não tenho certeza se é o five intersecting tetrahedra ou o six intersecting squares do Thom Hull
Os livros de matemática dessa coleção são de autoria de Lelis, Milani e Imenes. Esse último é autor de um livro citado em todos os artigos de origami e matemática do Brasil que eu conheço chamado Geometria das dobraduras da coleção vivendo a matemática, pena que não está mais sendo editado.
Ah.. e além dos de matemática, tem outros que também tem origamis como o de ciências, lingua portuguesa e artes. Infelizmente não tive contato com os livros (Gostaria muito de ver os de matemática e os de artes), mas como conheço um pouco do trabalho dos autores, acredito que sejam muito bons didáticamente falando.
Pois é.. logo, logo, venho falar pra vocês de uma reportagem dessa mesma revista da nova escola ok?
um abraço
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
"A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida"
Esse é o meu último post sobre o 1o ENO e ainda tem tanta coisa pra dizer (preciso voltar ao foco do blog, hehehehe), vou tentar resumir...
A intenção inicial era falar sobre Inhotim que foi uma continuação do Encontro para alguns participantes do ENO, daí preciso falar também um pouco sobre o Origami for The People, da pessoa que pegou o origami que fizemos a várias mãos e da promoção do blog. Então hoe o post promete ser longo. Peço que tenham um pouco de paciência.
E que pessoas maravilhosa. Não saberia dizer se era a beleza do local refletia a sinergia entre as pessoas ou se era esta última que refletia a beleza do local.
No caminho a Vânia lembrou de um projeto chamado Origami for the people, onde a pessoa dobra uma peça de origami e deixa em algum lugar pra alguém pegar. Ainda no ônibus decidimos que iriamos fazer o floral globe da tomoko fuse butterflies. Após o Almoço, sentamos em uma área linda, cheia de poltronas e no meio de muitas plantas e flores.
Depois de dobrar e montar, nós passando a energia para o kusudama
ENO
Fomos dobrar o coração
com um monte de mãos.
Fomos dobrar os abraços
num vale de papel.
Enfeite feitiço mineiro
crachá chapeu Inhotim.
diagonais, noite em claro, paralelas,
não há tempo pra perder,
nas dobras revertidas pra dentro,
pra dentro de sol do Brasil.
Fomos fazer flor,
fomos florir
ensinar discutir, aprender
ver o espelho de cores
em que cada um se vé.
Fomos juntar num olhar companheiro
nosso jeito dobrado de ser.
Fomos semente plantada
começo, caminho, alecrim,
fomos detalhe na ponta
kusudama, mandala, balão,
avião, cata vento, cantinho,
caixa sem fundo, sem fim.
Fomos pra não esquecer nunca
que a nossa dobra agora,
será sempre, sempre,
revertida pra fora.
Este foi o parágrafo Ganhador... Lá da Bahia o Gregório conseguiu captar a emoção e expressar com criatividade. Parabés Gregório. No Máximo até segunda feira to te enviando o prêmio.
Vou ser bem sincero com vocês, recebi cada coisa linda que a vontade que tinha era presentear todos. Vou tentar dar um jeito de disponibilizar para todos verem os parágrafos pra todo mundo.
Abraços dobrados e até o próximo ENO (ou seria EIO já que o próximo será internacional?)
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
O origami está tomando conta de Manaus
domingo, 4 de outubro de 2009
+ dois dias pra enviar os parágrafos
to adiando até terça feira meia noite o recebimento dos parágrafos já que só poderei entregar para o juri no próximo sábado, dessa forma terei tempo de fazer um arquivo sem os nomes e imprimir.
Aproveitando peço daqueles que ainda forem mandar seus parágrafos que já mandem junto os seguintes dados:
Nome completo:
Telefone:
Endereço:
Cidade:
Estado:
CEP:
Blog: se tiver
Lembrando que esses dados não serão divulgados, servem só pra agilizar o envio do prêmio. Ah e o resultado, se tudo der certo será divulgado no dia 12 de outubro dia das crianças hehehehe
Um abraço
sábado, 3 de outubro de 2009
Firmando amizades virtuais e fazendo novos amigosFirmando amizades virtuais e fazendo novos amigos
Vocês sabem que pra mim o melhor do Encontro não foi aprender a dobrar e até ensinar um pouco? O melhor foi chegar ao encontro e sentir o friozinho na barriga de reconhecer algumas pessoas que já tinha visto nos blogs, mas que, para mim era feitas de HD e de tela de computador.
Algumas pessoas de longe reconheci (como Isa Klein, Sandra Gullino, Norberto, Clerdes, entre outras), outras se fizeram reconhecer (Vânia, Isabela, Josefa, Noêmia), tiveram aquelas que tivemos que procurar no crachá como Tchami, Agnes e o mais incrível é além disso ainda conheci pessoas maravilhosas como a Cássia, A Michele, A Sayuri, Dizzy, Célio, Tânia, Jaciara, Luz entre vários outros...
Eu queria citar o nome de todos e poder dizer o quanto gostei de cada um, mas realmente tenho medo de fazê-lo pois vou com certeza esquecer já que é taaanta gente...
Como é bom conhecer pessoalmente pessoas que conhecemos só virtualmente e as vezes só pelo seu trabalho e também é maravilhoso poder conhecer novas pessoas, distribuir e receber carinho.
Vou postar algumas dessas fotos pra vocês darem uma olhada, mas pra ver todas as minhas fotos de BH é só entrar nesse link. Podem salvar a vontade.
Foto "pinada" da Cáu

Essas duas últimas são minhas mesmo
Espero ansiosamente os parágrafos de vocês ok??
Abraços
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Promoção e falta de tempo..
to escrevendo hoje pra lembrar da promoção e pra avisar que estou meio sem tempo.. acordando muito cedo e chegando em casa quebrado.. os post do eno ainda não acabaram, ainda faltam uns dois ou três.
Pra quem não tinha visto ainda a promoção é o seguinte:
1. A pessoa escreve um parágrafo sobre o ENO (Encontro Nacional de Origami) falando o sobre sentimento, fatos e emoções que viveram no encontro, no caso de quem participou, quem não participou tem que tentar captar essa emoção das fotos e das palavras das pessoas que foram.
2. Envia para o e-mail: danielthomasfrancodesa@hotmail.com
3. Não serão aceitos parágrafos enviados por comentário
4. Serão recebidas os parágragos enviados até o dia 4 de outubro
5. Entre os dias 5 e 11 de outubro vou pedir a alguns integrantes do Origami Manaus que analise cada parágrafo que será enviado sem nome para eles (consequentemente, estes não irão participar)
Aquele que for considerados o mais criativo e emocionante terá seu parágrafo publicado no último post da série do ENO e também ganhará um grande kit com várias coisas relacionadas a origami e outras que não são...
Várias pessoas me disseram que iriam participar, mas até agora só recebi 3 parágrafos. Não esqueçam que o recebimento vai até o dia 4 de outubro, esse próximo domingo.
Estou doidinho pra receber os parágrafos de vocês viu..
Ahh.. falem pras pessoas que vocês conhecem, ok??
Abraços
sábado, 19 de setembro de 2009
Esticando à noite depois do encontro
Hoje vou falar dos momentos depois do encontro primeiro dia já que no segundo as pessoas foram para lugares diferentes e eu nem pude ir.
Ao sair do encontro, não sei quem resolveu, mas eu adorei a idéia de ir a um Sushi Bar. Ao chegar lá já começamos dobrando e tirando fotos. Só que acho que ninguém tirou foto dobrando.. huauhahuuha. Só em poses
Sônia, Josefa, Zezé e Bela
Norberto e Araguacy
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Lembranças, presentes e sorteios/Aprendendo novas peças em origami
Listando:
Um marcador de livro com uma gueixa da Sayuri (as gueixas dela são demais);
Uma tartaruguinha da Michele Perrét, que ficou super legal, pois ela colocou numa embalagem de kinder ovo e escreveu num papel a simbologia da Tartaruga
Um chaveirinho com uma variação do sonobe com as cores do Brasil
Uma rosa que veio colada um papel todo escrito a mão - Lembrança da oficina da Vanda e da deinha, mesmo eu não tendo ido pra oficina ganhei da Vanda.
Um envelope com uma mandala linda da Sandra (Tô pra desmonstar pra ver como faz.. heheheh) e o meu ainda veio com dedicatória tá?? ehhehehe
Um envelope com o ideograma de harmonia com vários papéis, todos tão lindos que ainda não tive coragem de dobrar da Tânia
Papel Marmorizado Azul da Isa que fez um presente pra cada um dos participantes da oficina dela... Só podia ser né?? Ela é demais...
Um marcador de livros que parece ser uma variação do Froebel que virou uma flor do Origamigos de Brasília
Uns Papéis fantásticos da Cássia que vieram com um lindo cartão dobrado em formato de coração (Ei, eles já estão virando tea bag.. heheheh)
Uma caixinha com doces de leite e bombons japoneses da Tchami, Dizzy e Sayuri
Um broche de uma bonequinha de pano da Maité
E graças a "cara de pau" da Ará (Adoro a cara de pau dela.. hehehe) ganhamos duas caixinhas de papel na l2 além de um pacote de papel em formato A4 uhahuahuahua
Ufa... Acho que acabou...
Agora mostrar pra vocês rapidinho o que aprendi:
Uma moldura de Autoria da Sandra, ensinada por ela mesma.
Kusudama Pétala de Rosas e Meteoroid de autoria da Mio Tsugawa ensinado pela Isa.
O pétalas de rosa é esse aí na frente da Eli, peça da Isa.
Uma pasta, uma niqueleira e um envelope, ensinado pela Jaciara.
(esses últimos não tenho foto)
Aproveito para agradecer a cada uma das pessoas que ministrou oficina tanto aquelas que participei quanto aquelas que não participei e também agradecer todos os presentinhos maravilhosos, amei todos.
Abraços e beijos
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Origami Manaus no Encontro Nacional de Origami
Para isso tivemos que arrecadar fundos, então durante 4 meses pagamos uma mensalidade, ministramos oficinas de origami na saraiva megastore e ainda fizemos uma rifa.
O grupo Origami Manaus é um espaço aberto para qualquer pessoa que queira participar. Daniel, Cláudia, Eli Neuza, Wilson e Araguacy são as pessoas que são mais assíduas aos encontros e aos eventos. Existem outras pessoas que também fazem parte do Origami Manaus, mas participam dos encontros menos frequentemente como Priscila, JP, Jhonny e Elias. Achei justo citá-los aqui.
Chegamos no Encontro no primeiro dia e a impressão que tive é que todo mundo voltou os olhares pra gente... Devem ter pensado “Quem são esses doidos que vieram fardados?” Mas nós chegamos até bem equipados de hapi, broche e lembrancinhas.. hehehhee pra ver essa fotos é só acessar http://origamimat.blogspot.com
Éramos nós... Eu, fazendo parte do grupo, sempre achei o máximo e curto cada um dos participantes, somos realmente muito unidos, diria que nos completamos... mas pra mim isso era tão comum que não acreditei quando começamos a receber tantos elogios pelo grupo.
Comentei inclusive no domingo com a cáu na hora do almoço que eu tava começando a me sentir, perdendo toda minha humildade. É muito bom ser elogiado individualmente, mas melhor ainda é ser elogiado em grupo. Agradeço a todos pelos elogios, várias pessoas já falaram sobre o quanto se impressionaram com o grupo e tenho recebido muitas mensagens com relação a isso.