Definição um pouco complicada né... Um exemplo bem fácil de simetria é o espelho, como na figura abaixo:
a linha vertical vermelha representa o espelho de um lado há a figura real e na outra a virtual, a disposição é simétrica com relação ao espelho.
O conceito de simetria necessita de um referencial ou o que chamamos muitas vezes de eixo de simetria, pois uma mesma figura pode ser simétrica com relação a mais de um eixo.
A simetria é algo inerente ao origami, não posso dizer todas, mas a maioria das peças em origami tem algo de simetria.
Dois origamis bem tradicionais e que podem dar várias noções de simetria com relação a vários eixos são o tsuru (grou, garça, crane) e o lírio.
No logo abaixo o tsuru não é o único exemplo de simetria, mas tem também uma menção ao yin yang, que é uma figura cujo eixo de simetria não é reto, mostrando assim uma possibilidade não muito comum dela.
Quem quiser os diagramas do Tsuru e do Lírio é só me pedir que são bem simples de encontrar e envio rapidamente.
No ensino de matemática é legal que além de ensinar a matéria, podemos contar a história da Sadako e fazer links com disciplinas como história, geografia e levantar questões como a guerra por exemplo. Levando a uma aula interdisciplinar.
Pra quem não conhece a história e essas possibilidades interdisciplinares, no próximo post eu coloco aqui...
Um abraço
Obs.: postei o logo do "Origami Manaus" porque descobri que não tenho foto de nenhum tsuru apesar de já ter dobrado muitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário