segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Livros de Origami e Matemática 3

Voltando a série de posts Livros de Origami e Matemática.

Hoje vou falar sobre alguns livros que eu tenho somente em pdf, mas gostaria muito de comprá-los (um dia ainda o farei).

Um deles é o Origami Design Secrets: Mathematical Methods for an Ancient Art
do Dr. Robert Lang. Ele é um grande manual de várias técnicas matemáticas aplicadas ao Origami. Eu acho fantástico. Será a minha próxima grande aquisição em termos de livros de origami.






Outro livro muito bom é o Project Origami: Activities for Exploring Mathematics, este é voltado para o ensino de matemática do Matemático e origamista Thomas Hull. Ele mostra muito bem a matemática embutida no origami, só sugiro que o professor adapte as atividades pois elas não me parecem muito didáticas.




Por fim um livro que eu tenho: Roses, Origami & Math do Toshikazu Kawasaki.
A rosa dele é fantástica e eu adoro fazer. Logo eu posto algumas aqui para vocês verem. Os diagramas do início do livro são bem simples, depois que vão ficando mais complicados. A última parte dele é composta de artigos que ele chama de "geometry of the orizuru" que nada mais é que a geometria do tsuru é bem interessante.


Quem conhecer algum livro que relacione origami, matemática e/ou ensino de matemática fique a vontade pra sugerir adoro conhecer livros novos e poder divulgá-los. E também qualquer dúvida ou consideração sintam-se a vontade para comentar ok?

um abraço

Nenhum comentário: