terça-feira, 21 de outubro de 2008

Livros de Origami e Matemática 1

Olá amigos origamistas, dobradores, matemáticos e outros interessados,

Hoje resolvi falar um pouco sobre livros de Origami que têm algo de matemática.

Existem muitas discussões acerca do comprar ou não os livros de origami. Muitos deles estão disponíveis na internet, pra serem baixados. Vou ser bem sincero, eu baixo todos possíveis. Mas aqueles que eu gosto eu faço questão de comprar (quando tenho dinheiro), porque é muito melhor estar numa mesa com o livro na mão podendo folhear a hora que quiser e levar pra dobrar onde quiser do que ter que ficar dobrando na frente do computador. que eu acho muito cansativo.

Pois então, eu vou falar um pouco de alguns livros que eu tenho e de alguns outros que eu gostaria muito de comprar, mas por enquanto está um pouco difícil ($$).

Dependendo do que se está procurando é mais vantajoso comprar um livro específico. Mas o ideal é que a pessoa já seja iniciado em leitura de diagrama, seja participando de uma oficina ou de um curso.

Para aqueles que querem livros voltados para o ensino de matemática eu sugiro dois:

"Matemática e Origami: Trabalhando Frações" da Eliane Moreira da Costa, inclusive foi dela o primeiro minicurso que eu fiz de Origami, o meu primeiro contato, um ano depois me deparei com o livro dela e fiz questão de comprar. É bem simples e muito bom.



Outro Livro muito legal também é o livro "Geometria das dobraduras" do Imenes (parte da coleção vivendo a matemática), só não sei se ainda é editado. Ganhei o meu da professora Clarice Zita, que foi minha professora na faculdade durante dois anos e depois coordenadora do curso durante mais dois(Obrigado professora!)



Como esse post já está bem grande.. resolvi dividi-lo em dois ou três.

Amanhã continua, um abraço.

2 comentários:

Unknown disse...

Só você mesmo primo, pra ter essa dedicação e carinho todo especial, por matemática, dobraduras e pessoas. Parabéns!!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog!
Do lado de cá do Oceano também sou um apreciador dessa arte extraordinária!