terça-feira, 21 de abril de 2009

Butterfly

Olá,
depois de uma semana de saudade e também de correria, vem mais um feriadão para arrefecer os animos e poder atualizar o blog. Conversando com um chinês pela internet e falando sobre feriados ele comentou "Deve ser muito bom viver aí né?". Hehehehehe
Queria agradecer ao Marcelo e à Bela dos Blogs Origami Perfeito e Bela Dobra , respectivamente pelo prêmio Butterfly.



As regras são as seguintes:

1. Colocar o logo no seu blog.

2. Escolher dez blogs que demonstram grande atitude ou pelos quais você tem grande gratidão.

3. Certificar-se de que publicou os links de seus nomeados no seu post.

4. Informá-los de que receberam esse prêmio, comentando em seus blog's.

5. Partilhar o carinho, publicando o link deste post e da pessoa de quem você recebeu esse prêmio.

E as indicações são:

http://martaorigamis.wordpress.com/

http://www.brinquedosemorigami.com/

http://lucasorigami.blogspot.com/

http://encantosdepapel.blogspot.com/

http://leioomundoassim.blogspot.com/

http://edca82.blogspot.com/

http://origaiku.blogspot.com/

http://amatematicaandaporai.blogspot.com/

http://dobrasinspiradas.blogspot.com/

http://maismat.blogspot.com/

Dentre esses blogs nem todos são de origami ok? alguns são de origami, outros de matemática e de outros assuntos também.


Em breve trago pra você fotos (assim que eu receber) e informações da oficina de Origami realizada no Banco do Brasil, foi muito legal. As vezes a gente pensa como seria bom viver de arte... =)

Ah.. Claudia seu prêmio está a caminho, junto com ele te mando um desafio ok?

Abraços a todos

domingo, 12 de abril de 2009

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Poliedros de Platão 3: O retorno

Olá,
dois motivos para o post
um para agradecer à Haru que me indicou mais uma vez para o prêmio esse blog é jóia, mas eu como eu já indiquei, não o farei de novo ok?
Obrigado Haru


Segundo motivo é: Dando uma olhada nos stats do blog, tenho percebido que tem um tema que é muito pesquisado e que po google sempre indica o meu blog, que é sobre os "Poliedros de Platão" tema que já gerou 2 postagens anteriores bem interessantes. ´
Só é uma pena que os matemáticos e professores de matemática não comentem, seria um bom feedback, mas espero que aproveitem a informação.

Recebi um e-mail do Rodrigo Pissinati e ele perguntou: platão disse q o fogo era quente e seco então como relaciona isso com um tetraedro?

Então! Platão relacionava a área da superfício a umidade/secura. Quanto menor a área do poliedro mais seco portanto o poliedro de menor área é o tetraedro então esse se relaciona com o fogo. Mas por que o fogo? Se partimos do principio que o fogo pode ser apagado com água, deduzia-se que o fogo não contém nada de água, logo é o mais seco dos 4 elementos.



Aqui está uma foto que encontrei no blog http://matematicaetri.blogspot.com/2008/03/os-poliedros-de-plato.html que ilustra essas relações.

Agora! aproveitando a oportunidade trago mais uma curiosidade acerca desses poliedros. Os poliedros de platão estão presentes na natureza: o tetraedro, hexaedro e octaedro em forma de cristais; o dodecaedro e o icosaedro em forma de esqueleto de animais marinhos microscópicos.

Ao ver isso no livro "Tópicos de Histórica da Matemática para uso em sala de aula: Geometria" resolvi pesquisar na net, mas não encontrei imagens. Se alguém encontrar eu agradeço se me mandar o link

Abraços