quarta-feira, 1 de abril de 2009

Poliedros de Platão 3: O retorno

Olá,
dois motivos para o post
um para agradecer à Haru que me indicou mais uma vez para o prêmio esse blog é jóia, mas eu como eu já indiquei, não o farei de novo ok?
Obrigado Haru


Segundo motivo é: Dando uma olhada nos stats do blog, tenho percebido que tem um tema que é muito pesquisado e que po google sempre indica o meu blog, que é sobre os "Poliedros de Platão" tema que já gerou 2 postagens anteriores bem interessantes. ´
Só é uma pena que os matemáticos e professores de matemática não comentem, seria um bom feedback, mas espero que aproveitem a informação.

Recebi um e-mail do Rodrigo Pissinati e ele perguntou: platão disse q o fogo era quente e seco então como relaciona isso com um tetraedro?

Então! Platão relacionava a área da superfício a umidade/secura. Quanto menor a área do poliedro mais seco portanto o poliedro de menor área é o tetraedro então esse se relaciona com o fogo. Mas por que o fogo? Se partimos do principio que o fogo pode ser apagado com água, deduzia-se que o fogo não contém nada de água, logo é o mais seco dos 4 elementos.



Aqui está uma foto que encontrei no blog http://matematicaetri.blogspot.com/2008/03/os-poliedros-de-plato.html que ilustra essas relações.

Agora! aproveitando a oportunidade trago mais uma curiosidade acerca desses poliedros. Os poliedros de platão estão presentes na natureza: o tetraedro, hexaedro e octaedro em forma de cristais; o dodecaedro e o icosaedro em forma de esqueleto de animais marinhos microscópicos.

Ao ver isso no livro "Tópicos de Histórica da Matemática para uso em sala de aula: Geometria" resolvi pesquisar na net, mas não encontrei imagens. Se alguém encontrar eu agradeço se me mandar o link

Abraços

3 comentários:

DiNHa disse...

Kd meu presentinho de visitante 5001? :x

DiNHa disse...

Oba xD~

untalgregorio disse...

Olá Daniel.
No livro From angel fish to zen de Peter Engel tem coisas interesantes sobre o origami e a matemática.

Um abrazo
Untalgregorio

www.gregoriovainberg.blogspot.com