domingo, 22 de março de 2009

Álgebra Linear e Geometria descritiva

Olá
hoje vim falar pra vocês sobre um origami que eu já utilizei para ensinar conteúdos relativos à Álgebra Linear é o giroscópio ou esqueleto do octaedro(de quem eu não sei a autoria neste exato momento) ele é feito com 6 módulos da base da bomba d'água somente encaixado.

Dado sua regularidade, independente da forma como a gente pega ele sempre tem a mesma forma e cada um dos três eixos pode ser considerado com os eixos x, y e z . Então podemos pedir para nossos alunos determinarem qual dos eixos ele quer que seja o x, qual ele quer que seja o y e o z. E depois disso é bem mais fácil ele vizualizar coisas como os triedros e determinar os simétricos com relação a qualquer eixo, plano ou ponto. E a gente pode explorar a criatividade dos alunos para implementar, inclusive de alguma forma os vetores completos.

E o legal foi que, quando eu comecei a escrever esse post lembrei de um módulo de um origami que fiz algum tempo atrás e acabei de construir o triedro da forma como realemente é representado em sala de aula nas aulas de Álgebra Linear ou Geometria descritiva, como não tenho máquina, não vou posta r a foto aqui, mas em breve eu posto.

E eu acho que dessa forma poderíamos, além de facilitar a visualização e a aprendizagem dos alunos, extravasar e ultrapassar os limites do ensino tradicional dessas disciplinas que, ao meu ver, não tem como objetivo principal uma aprendizagem significativa.

Eita!! Chega à dar vontade de ministrar essas disciplinas, pena que eu não trabalho em universida e sou só graduado.

Ah.. vou aproveitar pra pedir que quando alguém quiser tirar alguma dúvida sobre qualquer post, se não for ninguém que tenha conta no blogger, deixe o seu e-mail, ok? pra que eu possa responder.

Rodrigo, no próximo post respondo sua pergunta sobre o poliedro de platão ok??

Um abraço a todos

3 comentários:

Suelen Takahashi disse...

Oi Thomás!
tem um presente pra vc no meu blog!!!
beijoss

Dinha disse...

Oi Daniel, tava olhando aqui seu blog e adoro esse giramundo ^^ tem como você me dizer o tamanho do papel que usou para as pecinhas e o tamanho q ficou o giramundo no fim?
=***

Anônimo disse...

Ola, parece ser muito mais simples aprender dessa maneira, parabéns pela dica... mas a minha duvida não é sobre nenhum dos seus blogs(acho eu) mas sim sobre os cursos que eu não faço a mínima ideia de escolher, estou inclinado para a Geometria mas podias me ajudar?
Obrigado
renzoka11@hotmail.com