Olá,
estou passando pra falar como foi a oficina da Semana da Matemática da UEA. Foi muito legal!!!!
Abaixo a foto das pessoas dobrando (a data em todas as fotos está errada pois a máquina da minha mãe está errada):
Coloquei o nome da Oficina de "Dobrando" a Aprendizagem de Matemática dado o duplo sentido da palavra. Dobrar em termos matemáticos é multiplicar por dois e como o objetivo era dobrar papel acabou ficando com duplo sentido. Coisa que só podemos fazer em português pois em espanhol e inglês, por exemplo, existem duas palavras distintas para esses significados. Em espanhol as palavra são Doblar e plegar. Em inglês é To Double e To Fold.
No primeiro dia eu pedi que todos escrevessem em um pedaço de papel seu nome, formação, atividade profissional, Idade e e-mail(opcional), A maioria deles era estudante de matemática, mas tinha também professores formados, bolsistas de Pibic Jr e tinha até um bacharel em metereologia (se você ver esse post eu fiquei muito curioso pra saber porque você resolveu participar da semana da matemática).
Não sei se vcs perceberam umas prateleiras cheias de formas geométricas por trás das pessoas, é porque a oficina foi ministrada no laboratório de matemática, que eu fico muito orgulhoso por poder dizer que eu contribui com esse material. Com algumas pirâmides, cubos, icosaedros, icosaedros estrelados em origami e tem um tetraedro de acetato de quando eu fiz geometria espacial com a professora Clarice Zita Sanches de Brito e Silva.
A programação da oficina foi (nesta ordem):
- copo ou módulo da pirâmide
- caixa
- módulo sonobe
- Árvore de Natal (Não deu tempo de fazer no primeiro dia)
- Giroscópio ou esqueleto do octaedro
- módulo do triângulo equilátero e de encaixe
- Tsuru (para o ensino de simetria, minha sugestão foi contar a história da sadako enquanto dobra).
No primeiro dia sorteei uma apostila e 30 folhas de papel estampado.
No segundo dia, no final da oficina, eu pedi pra eles fazerem uma avaliação da Oficina com uma técnica de PNI (Positivo, Negativo e Interessante) ensinada pela minha amiga origamista Eli Neuza. Pedindo que completassem as seguintes frases (sem escrever o nome):
Que bom...
Que Pena...
Que Tal...
e também a pergunta: "Você acha que o uso de origami pode ajudar aluno e professor no processo de ensino aprendizagem de matemática?"
A maioria colocou "Que pena que o tempo é curto" não teve nenhuma crítica negativa. Espero que tenha sido porque realmente gostaram e não por acanhamento... hehehehehehehe
Recado aos participantes da oficina:
Olha, todos vocês estão convidados a continuar dobrando nos encontros do Grupo Origami Manaus viu... Além disso qualquer coisa que precisem entrem em contato pelo email por comentários nos post ou no quadro do lado direito do blog onde tem espaço pra escrever ok?
Foi uma experiência ótima, obrigado pela sua partipação.
Um abraço a todos
Daniel Thomás
Um comentário:
Oie!
Sou a menina que disse que ia te add aqe ;D
a de verde escuro,na primeira foto ;P (uma das Rayanne's estagiárias da profª Helisângela)
pois é,amei aprender origami!
Sempre quis aprender mais achava 'super difícil' ;x
mas,agora sei que não é :}
prazer em conhecê-lo (Y)
By: RayanneSilvério ;*
Postar um comentário