quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Livros de Origami e Matemática 2

Olá como prometido vou continuar falando sobre livros de Origami e Matemática, hoje mas especificamente sobre poliedros.

É interessante que no post anterior consegui colocar dois livros em português o que não é muito comum porque é muito difícil encontra livros de Origami no nosso idioma. A maioria deles está em Inglês ou Japonês. Mas quem conhece a linguagem gráfica do origami não tem dificuldades.

Para aqueles que querem livros de poliedros de origami existem muitos. Aqueles que nunca fizeram nenhum poliedro de Origami eu sugiro dois:

"Beginner´s book of modular origami polyhedra: The platonic solids" e "3-D Geometric Origami - Modular Polyhedra" ambos da Rona Gurkewitz e Bennet Arnstein. Ambos são de origamis modulares, ou seja, são feitos vários módulos que se encaixam e no final forma um poliedro.

Para aqueles que são mais experientes eu sugiro: MODULAR ORIGAMI POLYHEDRA dos mesmos autores, mas esses são de um nível a mais que os anteriores.



E por último tem o " A constellation of origami polyhedra" do John Montrol
Nesse todos os poliedros são feitos com uma folha de papel somente eu diria que origami do tipo avançado (já que difícil é uma palavra que não devemos utilizar para classificar origamis).

Existem muitos outros livros de poliedros de origami e outros que não tem especificamente essa temática, mas que tem digramas de poliedros, eu coloquei aqui alguns dos que eu conheço. Se alguém souber de mais algum e quiser sugerir eu posto aqui depois (todas as sugestões e conhecimentos novos são bem vindos).
Um abraço ÷ para várias pessoas = muitos amigos

Nenhum comentário: