terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Psicologia Hospitalar e Origami

Olá,
Feliz Natal atrasado para todos

Como vocês sabem estou de férias mas não posso deixar de comentar algumas coisas sobre a utilização do origami em ambiente hospitalar, que me inspiraram, inclusive na realização de um trabalho.

Esse períoda na faculdade eu fiz uma disciplina chamada Psicologia Hospitalar, uma disciplina que ao meu ver foi fantástica, queria que todos os períodos tivessemos pelo menos umas três disciplinas que inspirassem tanto quanto esta e não só uma, mas não vem ao caso dar detalhes sobre a disciplina.

O que eu quero falar é sobre um seminário com o título

"Contribuições da psicologia da saúde–hospitalarna atenção ao paciente cirúrgico", emprestado de um artigo na internet porém não nos prendemos ao mesmo e pesquisamos mais além...

Foi nessa pesquisa que encontrei num livro que comprei no incício do Período um artigo intitulado "Encantando o desencanto: relato de uma experiência clínica na unidade de cirurgia vascular em hospital geral" de Magnólia Luz da Silva Ribeiro.

Quando vi o artigo, nem imaginava que fosse sobre origami até porque não faz nenhuma menção sobre isso, só lá pela segunda página que percebi. Dentre od vários objetivos do trabalho proposto e realizado estão:

  • Oferecer ao paciente um ambiente suficientemente bom para que ele possa se fazer presente no mundo de forma criativa, verdadeira, autêntica;
  • Atuar ante os problemas que manifestam ansiedade em momentos ou períodos mais específicos como cirurgias em momentos de alto risco, amputações, etc.

Conversando com a tia de uma amiga minha (Tia Graça) que fez em estágio em Psicologia Hospitalar no Hemoam ela disse que acharia muito interessante usar o origami lá e disse que achava que poderia além de elevar a auto estima de alguns pacientes depressivos, mostrar que a doença pode limitar mas não impossibilitar a vivência de experiências prazerozas.

Mas como fazer isso?
Convidando os pacientes a dobrar!

E os resultados obtidos pela autora parecem ter sido os mais gratificantes possíveis. Abaixo está um trecho que mostra bem isso:
"Os pacientes, ao participarem desses encontros terapêuticos, apresentaram uma mudança no humor: sorriem. Os sentimentos se transformavam fluindo levemente, abrindo espaço para a alegria, resgatando a vida."


E o mais interessante foi o reconhecimento pelos profissionais (médicos e enfermeiros) e pela instituição que propôs incluir o trabalho como um projeto de humanização do hospital.

Este artigo me inspirou a fazer uma coisa no seminário. A professora não pediu trabalho escrito mas somente um roteiro ou folder para entregar aos colegas a fim deles acompanharem a apresentação. Então fizemos um folder e na ponta de cada um deles havia um marcador de livro de origami de Tsuru ou de Coração, só que no final acabou indo embora a luz e nem comentei sobre este artigo que até tinha a ver com o tema já que o trabalho havia sido realizado num setor de cirurgia vascular.

Vários colegar demostraram ter gostado do marcador, apesar de que acredito que teria sido melhor se tivesse a significação que seria dada pelo artigo.

Toda vez que vejo uma nova aplicação do origami com o intuito de melhorar a vida das pessoas, fico fascinado.

Espero que sintam o mesmo.

Abraços e até logo

2 comentários:

Wilson Queiroz disse...

Muito legal como as coisas acontecem nao é? Parabéns Daniel

Vania Passos disse...

Olá Daniel, tudo bem? Você poderia me dizer o nome do livro que cita neste post? Ando muito interessada no assunto origami e benefícios à saude (física, mental, psicológica, emocional, etc.) E caso tenha mais algumas dicas, agradeço.
Beijos
Vania Passos
vaniapassos@gmail.com