quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Formação de professores de matemática e origami

Olá,
estou passando para divagar e divulgar um pouco o que eu penso com relação à formação de professores de matemáticas que querem utilizar o origami em sala de aula.
Antes de qualquer coisa, quero falar sobre a concepção deste professor. O professor precisa entender que o aluno deve ser agente em sua aprendizagem. Quando falo isso estou me baseando principalmente na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel.
Ausubel diz que para a aprendizagem ser significativa é importante que ela seja feita por descoberta do próprio aluno além disso é necessário levar em conta aquilo que ele já sabe, pois os conhecimentos prévios são facilitadores da aprendizagem.
Além disso, acho importante ressaltar a importância de o professor tentar se aprofundar no conhecimento do origami e da matemática inerente a ele. Talvez alguém me pergunte: "Por que ele tá falando isso?".
Desde o ano passado venho conhecendo alguns professores de matemática em algumas oficinas e cursos de formação e percebo o quanto eles ficam animados com a possibilidade de utilizar uma arte tão dinâmica, como o origami, dentro da sala de aula para ensinar a matemática de uma forma mais prazerosa para ambas as partes.
Falando justamente para as pessoas que participaram desses cursos, oficinas ou até mesmo de outros com outros professores, eu aconselharia que aprofundassem seus conhecimentos em origami para poder levar cada vez mais novidades para seus alunos.
Eu poderia ficar escrevendo muito sobre formação de professor, mas pra não ficar cansativo. Vou escrevendo devagarzinho... hehehehe
Aproveitando pra mostrá-los essa peça que é lindíssima da Mio Tsugawa ensinada por minha amiga Cláudia.

1/2 root 2 unit basic

Abraços

Nenhum comentário: