terça-feira, 3 de março de 2009

Filtro Solar

Oieee...
Hoje eu estou passando para divagar um pouco... e "compartilhar alguns conselhos com vocês" hehehehe.

Vocês conhecem o texto do Filtro Solar??

Pois é.. o filtro solar foi escrito pela Mary Schmich e traduzido e gravado pelo Pedro Bial e por falar nisso a tradução tem o mesmo sentido do original, mas é bem mais poético, principalmente por não ser traduzido ao pé da letra. Já faz algum tempo que eu tenho e eu gosto muito de ouvir, porque além de o Bial dar um tom todo de conselho sincero,tem a música(Everybody is Free) que eu nunca consegui encontrar a mesma versão solta do texto. 0

Algumas pessoas vão dizer: Pô, mas isso é auto-ajuda, tu não dizes que detesta auto-ajuda? Pois é... é interessante a gente entender o porquê da autora ter escrito e, dessa forma eu não entendo como auto-ajuda.
Ela uma vez estava passando por um parque, olhou para uma moça que estava pegando sol e pensou "Espero que ela esteja usando filtro solar".
E repentinamente ela se deu conta que além de ela estar em uma fase que a pessoa tem uma grande vontade de dar conselhos estava também na época das formaturas nos EUA. Então ela decidiu escrever um discurso para uma formatura que ela leria se alguém a convidasse.

E além do entendimento da história é bom entender que muitos dos conselhos são verdades universais como:

Use fio dental.
Respeite os mais velhos.

E tem algumas frases que eu adoro, como:

Não se preocupe com o futuro.Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupaçãoé tão eficaz quanto mascar chicletepara tentar resolver uma equação de álgebra.

Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam,aos vinte e dois, o que queriam fazer da vida.Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem. (Isso tem bastante sentido para mim. Será que porque é eu tenho 22?)

O texto completo está aqui, mas ele foi publicado em um livrinho pequenino que eu acho uma boa dica para presente.
E tem o CD que além da leitura fantástica do Bial tem outros textos lidos por grandes nomes como Fernanda Montenegro, Simone Espoladore, Lázaro Ramos e outros.
Antes que alguém pergunte, eu não estou ganhando nada para divulgar ou fazer propaganda, isso é apenas "uma forma de pescar o passado do lixo, repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale"
abraços

Um comentário:

Gregorio Omar Vainberg disse...

Eu gosto de texto do filtro solar,

Untalgregorio