segunda-feira, 12 de outubro de 2009

"A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida"

Hoje passei a manhã inteira ouvindo Vinícius de Moraes, acho que por isso que, quando pensei em Encontro Nacional de Origami essa frase me tenha vindo tão instantaneamente na cabeça.
Esse é o meu último post sobre o 1o ENO e ainda tem tanta coisa pra dizer (preciso voltar ao foco do blog, hehehehe), vou tentar resumir...
A intenção inicial era falar sobre Inhotim que foi uma continuação do Encontro para alguns participantes do ENO, daí preciso falar também um pouco sobre o Origami for The People, da pessoa que pegou o origami que fizemos a várias mãos e da promoção do blog. Então hoe o post promete ser longo. Peço que tenham um pouco de paciência.
Algumas pessoas (Eu, Cáu, Araguacy, Vânia, Wilson, Eli, Isa, Sônia e Miyuki) combinamos de ir ao institudo Inhotim na cidades deBrumadinho no dia seguinte ao último dia de ENO.
Gente mais que lugar é aquele?? Eu realmente não consigo descrever com palavras por isso... Fotos:



E que pessoas maravilhosa. Não saberia dizer se era a beleza do local refletia a sinergia entre as pessoas ou se era esta última que refletia a beleza do local.


No caminho a Vânia lembrou de um projeto chamado Origami for the people, onde a pessoa dobra uma peça de origami e deixa em algum lugar pra alguém pegar. Ainda no ônibus decidimos que iriamos fazer o floral globe da tomoko fuse butterflies. Após o Almoço, sentamos em uma área linda, cheia de poltronas e no meio de muitas plantas e flores.

Depois de dobrar e montar, nós passando a energia para o kusudama


Deixamos junto com o kusudama um papel com a frase pensada pela Vânia: "Que a delicadeza do Origami inspire suas ações". A pessoa que pegou o kusudama foi a Mônica, funcionária do Instituto Inhotim, ela entrou em contato conosco e até me adicionou no msn. Confidenciou que gostaria de aprender a fazer origami. Ontem falei com ela pelo msn e ela disse que tinha pego alguns diagramas simples, aprendeu a fazer alguns origamis e durante uma visita de alguns alunos ela contou a história do origami que encontrou e ensinou-os como fazê-los, passando pra eles como atividade que dobrassem um origami e deixassem em algum lugar de bh com seu e-mail. Eu comentei que achei super legal, porque se criou uma corrente e ela falou que a delicadeza do origami inspirou suas ações.
É gente... as emoções desse encontro foram muitas. Eu, sozinho não conseguiria descrever tudo que senti. E foi por isso que resolvi fazer a promoção.







ENO
Fomos dobrar o coração
com um monte de mãos.
Fomos dobrar os abraços
num vale de papel.
Enfeite feitiço mineiro
crachá chapeu Inhotim.
diagonais, noite em claro, paralelas,
não há tempo pra perder,
nas dobras revertidas pra dentro,
pra dentro de sol do Brasil.
Fomos fazer flor,
fomos florir
ensinar discutir, aprender
ver o espelho de cores
em que cada um se vé.
Fomos juntar num olhar companheiro
nosso jeito dobrado de ser.
Fomos semente plantada
começo, caminho, alecrim,
fomos detalhe na ponta
kusudama, mandala, balão,
avião, cata vento, cantinho,
caixa sem fundo, sem fim.
Fomos pra não esquecer nunca
que a nossa dobra agora,
será sempre, sempre,
revertida pra fora.

Este foi o parágrafo Ganhador... Lá da Bahia o Gregório conseguiu captar a emoção e expressar com criatividade. Parabés Gregório. No Máximo até segunda feira to te enviando o prêmio.

Vou ser bem sincero com vocês, recebi cada coisa linda que a vontade que tinha era presentear todos. Vou tentar dar um jeito de disponibilizar para todos verem os parágrafos pra todo mundo.

Abraços dobrados e até o próximo ENO (ou seria EIO já que o próximo será internacional?)

5 comentários:

Noêmia disse...

Dan...ele é um repentista...eu quero um presenteeeeeeeeeeeeee...Adorei o que ele escreveu , Parabens! até aceito o paragrafo..mas quero presenteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, senão eu choro....bjos molhados de chorinho....

Gregorio Omar Vainberg disse...

Eu ganhei mesmo???
Oba!!!!!

Obrigado Daniel Agora espero ansioso,
A greve dos Correios acabou???

Vania Passos disse...

Nossa,tinha que ganhar mesmo! Tá lindo! Ai Dan, desculpe mas não tive tempo de participar. Trabalho com origami ocupando meu tempo, felizmente! Mas tambem fiquei muito contente em saber da história da Mônica, e que vocês também estão a todo vapor aí em Manaus. A magia do origami! Grande beijo cheio de saudade.

Vania Passos disse...

Ah Dan,você montou álbum na net? bjo

Gregorio Omar Vainberg disse...

Olá Daniel,
O pacotão chegou!!!!!!!!!

Muito obrigado,
Adorei!