sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Livro Didático: Origami e Kirigami



É interessante com as coisas vem na nossa mão. Hehehehe.


Em 2007 ganhei uma coleção de livros de 5a a 8a série(6o ao 9o ano) no IX ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) e só comecei a utilizar realmente no início desse ano.
E teve uma vez que eu peguei o livro da 7a série e abri em uma página qualquer. E onde que cai??


Numa seção chamada seção livre, cujo título é "Origami": cortes e simetria

Lá, ele fala o que é origami, sugere que o aluno procure um livro de origami, mas propõe uma atividade com kirigami para o entendimento do conceito de simetria.
Achei realmente muito interessante a utilização do Kirigami para ensinar o conceito de simetria, eu nunca usei isso, somente o origami mesmo, a última vez foi o chapéu de Samurai. Inclusive já escrevi um post sobre o ensino de simetria através do origami e você pode ver aqui.
Pra quem tiver curiosidade o livro é o volume da 7a série (8o ano) da Coleção Matemática: Idéias e Desafios das Autoras Iracema e Dulce, publicado pela editora saraiva.
Espero que vcs estejam gostando dessas divulgações de livros que tem alguma coisa a ver com origami. Eu, realmente, não estou ganhando nada($) com isso. Tanto que falo bem quando é pra falar e critico quando é pra criticar.. ehhehehee
Até á próxima
Um abraço

Um comentário:

Isa disse...

Querido!!!!!

Recebi meu envelope-presente!!!!!!!!! eeeeeeeeeeee
Adorei!!!!! Obrigada demais!!!

Bjinhos e carinhos no ♥