sábado, 18 de outubro de 2008

Dodecaedro

Olá pessoal,

é interessante que a relação de importância do origami e do dodecaedro é biunívoca...

Para conhecer um dodecaedro o origami é uma ferramenta fantástica e para a construção e montagem de vários origamis é importante ter uma noção sobre o dodecaedro, pois muitas peças, geralmente kusudamas são baseados neste poliedro.

Vamos a uma definição rápida do que é um dodecaedro:
Poliedro Regular (todas as faces tem o mesmo número de arestas, todos os ângulos poliedricos têm o mesmo número de arestas e vale a relação de Euler), mas pra quem não quer nem sabe desses detalhes podemos dizer que é um poliedro formado por 12 faces pentagonais e cada aresta tem a mesma medida. Também conhecido como poliedro de Platão.
abaixo vai um exemplo de dodecaedro:


Esse não é um dos melhores modulos pra fazer o dodecaedro, existem outros que ainda não tentei, mas assim que fizer posto aqui pra vcs verem.

Esse dodecaedro aprendi a fazer num minicurso no IX ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) ano passado em BH entitulado Contrução de poliedros através de dobraduras. Se alguém quiser ai está o link da apostila. http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Minicurso/Trabalhos/MC53237927520T.doc

Existem vários origamistas que se utilizam da forma do dodecaedo na criação de Kusudamas alguns exemplos mais comuns são o butterfly, Morning Dew, fragrance e um que eu fiz mais atualmente que é o Giramundo. Aí abaixo está o morning dew feito por mim como exemplo:

O origami é visto como um recurso lúdico na educação, então por que não usá-lo para fazer com que os alunos contruam seus próprios sólidos geométricos? ai fica uma dica.

Um abraço a todos

Um comentário:

Unknown disse...

Seus trabalhos estão cada dia mais perfeitos Dani.. e olha que eu sei que esse não foi um dos ultimos... Você tem talento pra coisas grandiosas. Beijos