quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Linguagem matemática e Sakura

A matemática tem uma linguagem que não se resume ao significado da simbologia como o = (igual) ou o > (maior), mas engloba também a aquisição do entendimento de palavras que vêm embutidas com conceitos como, por exemplo, a palavra “paralelo”.
Além disso, também podemos considerar como parte da linguagem matemática a substituição de números ou algum objeto matemático por letras.
Precisamos mostrar para o aluno que o Teorema de Pitágoras não é composto de a, b e c, mas sim de catetos e hipotenusa.

Falando nisso lembrei de um caso que aconteceu com um aluno essa semana onde ele queria aplicar o Teorema de Pitágoras para encontrar um cateto, porém o exercício não apresentava nenhuma letra pra representá-lo e me perguntou como faria então eu disse “Ahhh!!! Chama de qualquer coisa, João, Maria, x, y... o que tu quiseres, o cateto é teu.” Então ele chamou de Maria e acertou com facilidade e certamente considerei certo.

Então! Muitas vezes dizemos para o aluno simplesmente que duas retas paralelas são aquelas que não se tocam e tem mesmo direção e sentido. Sem explicar pra ele o porquê nem para quê. Para que isso tenha algum sentido seria bom que o aluno sentisse a necessidade de conhecer essa linguagem.

Através do Origami, podemos criar essa necessidade.
Uma sugestão minha é que antes de iniciar o estudo da geometria reserve-se um dia em que você chegue de surpresa dizendo que não haverá aula de matemática, mas sim de origami ou dobraduras e durante a aula vá contando histórias como a da origem do origami, da sadako entre outras e ensinando peças simples (caso sejam iniciantes) e sempre se utilizando de termos matemáticos como perpendicular, paralelo, intersecção, triângulo retângulo, diagonal, etc.
Geralmente ocorrerão perguntas do tipo "o que isso?", "o que isso significa?" e você vai falando a medida que os alunos perguntarem
Se quiserem idéias de peças simples para utilizar em sala de aula meu conselho é que procure o site do Origami Club
Chapeu de samurai, caixinha, sapo que pula ou até temático dependendo da época tipo papai noel e árvore de natal.
Espero que tenham gostado da dica de hoje. Um abraço.

ahh... pra não falarem que não falei de flores... opz que não postei fotos de origami estou postando a sakura e a sakura, sendo que uma é a verdadeira flor de cerejeira e a outra um origami modular criado pelo Toshikazu Kawasaki bem legal de dobrar.


FUI.

Nenhum comentário: