sábado, 15 de novembro de 2008

A prática de fazer origami pode prevenir depressão

Olá,
gostaria de lembrar que além de professor de matemática também sou psicólogo em formação... E que além de utilizar o origami em sala de aula, acho muito interessante ver pesquisas que nos mostrem como o origami pode ser utilizado em diferentes áreas da ciência.
Esse mês a revista "Viver Mente e Cérebro", veio com a seguinte reportagem de capa: Para prevenir a depressão - Atividades físicas e trabalhos manuais estimulam a produção de substâncias neuroquímicas e nos protegem contra psicopatologias.

Como o origami é um trabalho manual acabei generalizando minhas conclusões para ele também.
A revista diz os benefícios das comodidades da vida moderda são inegáveis, só que os estudos revelam que isso se contribui para aumentar os indíces de depressão.

Mas se a gente pensar um pouco tem total lógica. Tem coisa melhor que alguém olhar pra um origami seu (seja qual for, modular ou não) e dizer "Mas que lindo!!!!". Comentários como esse massageiam o ego e nos deixam com a auto estima lá em cima. Alguém já viu alguém depressivo com uma boa auto estima? Ah... e isso têm até nome científico "recompensa impulsionada pelo esforço", é bem legal.

O interessante do artigo é que ele descreve inclusive experimentos de laboratório que comprovam essa "tese", por assim dizer.
Vale a pena dar uma conferida
abraços

Nenhum comentário: