sábado, 31 de janeiro de 2009

Cubos (Minha coleção)

Olá,

estou passando hoje para apresentá-los a minha coleção de cubos...

Tem cubos de Mukerji, Kasahara, Bennet Ernstein, Mitsunobu Sonobe, entre outros cujos autores eu não lembro agora ou não conheço. Além disso fiz um cubo soma e um cubo formado por outros paralelepídedos que servem para demonstrar o produto notável (a+b)3 ( elevado ao cubo).






Esses são alguns dos meus cubos (coleção incompleta...)


Com relação aos cubos... eu tenho algumas sugestões de como utilizá-los em sala de aula (como sempre né? ehhehehehe) Pois é... então...

Eles podem ser usados em sala de aula de várias formas. Podem ser levados prontos pelo professor pra que os alunos explorem volume, área da parte colorida... conservação do volume, trabalhar com os elementos dos poliedros, ou simplesmente do cubo.

No entanto, eu acredito que a forma que mais tende a motivar os alunos é fazê-los montar (em pequenos grupos) ou quem sabe até criar um cubo de origami e depois em convidá-los a explorar aquilo que foi aprendido com a montagem.

Se alguém quiser eu tenho o diagrama de alguns e posso mandar por email eh só pedir ok?
um abraço

6 comentários:

Neca Marques disse...

Olá, Daniel! Vi seu blog através do blog da Isa. Para isso não acontecer mais vou te add no meu blog. Sou professora também de Matemática e podemos trocar experiências em sala de aula entre outras figurinhas. Adorei os cubos, são otimos amigos para aulas de geometria. Bjus. Blog- Dias de origami.

Bela disse...

Nossa! Que lehal seu blog!Posso te linkar no meu? Beijo grande

Ciliane Pereira disse...

Oie!
Tem um presentinho pra você lá no blog!
Beijinhos

Dinha disse...

Lindos cubos =)

Suelen Takahashi disse...

Oi Daniel!!!!
que legal esses cubos!!!
Adorei!!! Parabéns!!!!
depois de muito tempo estou de volta!!! e vou te add!!!!
beijosss

Alane Lacerda disse...

Gostaria de receber os diagramas.
alanelacerda@yahoo.com.br.

Abraço.