quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O origami e a vida!!!

Olá,
hoje a minha intenção era fazer mostrar uma peça que enviei para uma pessoa muito especial, que eu quero muito bem, só que terminei de fazê-la de ontem pra hoje quase duas da manhã e não tinha uma máquina pra tirar foto. Para minha prima Jacy (Jajá para os íntimos) e o mais novo membro da nossa grande família João Pedro que passaram por algumas dificuldades mas enfrentaram de frente e superaram todas.
Já! espero que tu tenhas gostado viu e como não tenho como mostrar a foto, vou copiar uma história que peguei emprestada de minha amiga Albertina do blog Creative Way.
Aí está ela:
"Nas minhas andanças pelo mundo, encontrei certa vez, sentado num banco de uma praça de uma cidade cujo nome não me lembro, um velho sábio.
Sentei-me ao seu lado para pedir um conselho que só os sábios podem transmitir.
_Velho sábio, eu queria saber qual é o sentido da vida. Perguntei ansioso.
_Fazes uma pergunta que só tu podes responder. Disse.
_Como assim?
O sábio não me respondeu, em vez disso retirou de seu alforje duas folhas em branco, deu-me uma folha e começou a dobrar a outra.
_Conheces o origami?
_Sim, disse eu, é uma técnica oriental que consiste em dobrar uma folha até que esta se torne uma figura.
_Exatamente. É uma técnica milenar. Depois de um momento de pausa disse: _Sabes, o sentido da tua vida é como esta folha em branco.
_O quê? Realmente não entendi aquela parábola.
_E continuou : cabe a ti escolheres que figura fazer. Cada dobra é uma decisão que tomas e tu escolhes se no final esta folha virará um pássaro, um barco ou um coelho. "A vida é como uma folha em branco, e és tu que escolhes que sentido dar para a mesma."Naquele momento comecei a entender as suas sábias palavras.
_Cada dobra deve ser feita com cuidado, pois se dobras errado a folha ficará marcada. Mesmo voltando atrás e voltando a dobrar certo, a marca já está feita... continuou. E mais, somente aqueles que ousam fazer as mais arriscadas dobras conseguem os mais interessantes resultados. Naquele instante o sábio mostrou-me um coelho feito com a folha em branco.
Então naquela manhã sentada ao lado do velho sábio, fiquei dobrando uma folha em branco até que um pássaro surgiu das dobras que fiz. E eram sábias as palavras daquele velho homem."
(Autor desconhecido) - se alguém souber o autor por favor me diga que ficarei muito feliz em poder colocar o nome aqui.
Essa história me lembrou alguns pensamentos que tive há algum tempo sobre o origami. Podemos fazer uma analogia do origami com a vida, pois cada vinco depois de feito não tem como ser desfeito e as ações das pessoas são comos os vincos depois de feitos não tem como serem desfeitos e elas devem arcar com as consequências, sejam elas boas ou ruins.
Espero que tenham gostado,
Muito beijos para a Jajá e o João Pedro.
Daniel Thomás

Nenhum comentário: