segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Urashima Taro 1

Olá,
trazendo hoje mais uma lenda japonesa que inclui o origami.
Lembrando que eu sou defensor de se utilizar destas histórias como introdução do origami em sala de aula. Elas são tão legais que se tornam fator motivador tanto para as aulas quanto para dobrar os origamis.
A lenda que vou contar é a do Urashima Taro:
"Era uma vez um pescador chamado Urashima Taro, jovem rapaz que vivia com sua mãe já idosa.
Certo dia em que o mar não estava propício para a pesca, ele se sentou em uma pedra e ficou observando o mar. Até que em um momento viu três garotos maltratando uma tartaruga e ao ver isso deu um grito e espantou os garotos. Posteriormente foi até lá e pegou a tartaruga levando-a para o mar.
No dia seguinte o mar estava novamente do mesmo jeito não possibilitando a Urashima Taro sair para pescar. Dessa forma ele fez o mesmo que no dia anterior e ficou a observar o mar sentado em uma pedra. Até que uma imensa tartaruga apareceu na beira da praia e lhe disse:
- Ontem você salvou a vida de uma princesa e como recompensa gostaria de te levar a conhecer o palácio que existe no fundo do mar.
Ele ficou super feliz e aceitou. Assim, foi levado pela grande tartaruga até um palácio feito de ouro e prata e na frente estava uma princesa acompanhada de suas damas de honra e assim ela falou:
- Tive curiosidade em saber como era a vida na terra, então me transformei em uma tartaruga e você me salvou dos maltratos daqueles três garotos. Seja bem vindo ao meu reino. Entre há um banquete à sua espera.
Então Urashima Taro comeu, bebeu, apreciou a música e dançou esquecendo-se assim de sua vida na terra e de sua mãe que havia deixado em casa. Três anos se passaram..."
Continua amanhã....

Nenhum comentário: